O Programa Educativo do Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta neste domingo (9), às 19 horas, no Teatro Aracy Balabanian, a peça “Salve-se Quem Puder – Uma Tragédia Contemporânea”. O espetáculo encerra a Sexta Oficina Teatral de Criação e Montagem, ministrada pelo diretor Leandro Faria.

A classificação da peça é de 12 anos e tem duração aproximada de 90 minutos. O ingresso é um quilo de alimento não perecível que será revertido para instituições beneficentes da Capital. A peça conta com vinte e quatro alunos-atores em cena que aprendem a arte teatral desenvolvendo um olhar mais crítico sobre sua sociedade.

“Salve-se Quem Puder – Uma Tragédia Contemporânea” tem texto e direção de Leandro Faria e conta a história do casal Edward e Heloísa Mourão Zicareli, que comemora vinte e cinco anos de casados com um jantar em família. Falido, o casal quer aproveitar a ocasião para oficializar o romance de uma das filhas, Guta, com o bilionário Emílio Rigs.

Durante o jantar a casa é tomada por ladrões e tanto família como empregados terão uma experiência que mudará suas vidas. “A inspiração para o texto veio da realidade, da dura constatação de que não temos mais segurança, nem nas ruas nem nas casas. E isso independe de classe social. Tentei trazer elementos das tragédias clássicas para uma ambientação contemporânea”, explica o diretor.

Segundo o diretor, as tragédias são sempre construídas a partir das falhas no caráter humano, e mais de dois mil anos depois dos teatrólogos gregos terem retratado essas falhas magistralmente, a sociedade moderna continua a cometer os mesmos erros.

 “Nos trabalhos realizados na oficina teatral já discutimos o amor e suas loucuras, as várias facetas da ignorância, a fé e a perseverança. Agora estamos falando sobre a violência urbana, cujo crescimento é alarmante. Não vejo muito sentido em fazer teatro para puro entretenimento. Ainda mais com tantos problemas sociais a serem retratados e refletidos”, analisa Leandro.

A Sexta Oficina Teatral de Criação e Montagem é ministrada gratuitamente pelo ator e diretor Leandro Faria desde agosto para pessoas a partir de 15 anos, às quartas e sextas-feiras das 19 às 21 horas. Os alunos realizam também o projeto “Contação de Histórias Infantis” no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Leandro Faria tem 35 anos e estudou interpretação na EAD-Eca-Usp e direção teatral na Eca-USP, em São Paulo, de 1996 a 2003. Trabalhou com os principais diretores do teatro brasileiro, como Antonio Araújo, Regina Galdino, Marco Antonio Brás, Rubens Ruche e outros. Como ator atuou na premiada montagem de O Rei Lear, ao lado de Raul Cortês; Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes; O Processo, de Franz Kafka; Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues; Baile de Debutantes, de José Vendramini; Participou da novela A Pequena Travessa no SBT.

Foi diretor do grupo de teatro Six a Séc no espetáculo A Cantora Careca, de E. Ionesco, finalista do Premio Criação Teatral Volkswagen. Há quatro anos em Campo Grande, atualmente ministra a Oficina Teatral de Criação e Montagem, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, onde montou um dos textos clássicos de Shakespeare: Romeu e Julieta. É coordenador do projeto mensal “Conta uma História”, que visa incentivar a leitura entre pais e filhos, fundador do grupo Teatro Dois, com o espetáculo Inocência e ator em diversos comerciais de TV.

Serviço

Outras informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.