Em Macapá, Clécio Luís vence e garante primeira prefeitura ao PSOL
O candidato Clécio Luís (PSOL) derrotou o atual prefeito de Macapá e candidato à reeleição, Roberto Góes (PDT), no segundo turno, realizado neste domingo (28), em uma vitória com importância histórica para o PSOL, que viu, em 2012, pela primeira vez, a conquista de uma prefeitura de capital. A vitória de Clécio o fortalece como […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O candidato Clécio Luís (PSOL) derrotou o atual prefeito de Macapá e candidato à reeleição, Roberto Góes (PDT), no segundo turno, realizado neste domingo (28), em uma vitória com importância histórica para o PSOL, que viu, em 2012, pela primeira vez, a conquista de uma prefeitura de capital.
A vitória de Clécio o fortalece como “o novo nome da esquerda” no Estado, apesar de a aliança no segundo turno com o DEM, o PSDB e o PTB ter sido muito criticada por partidos de esquerda e provocado um racha interno.
Clécio conseguiu reverter o resultado do primeiro turno, em que recebeu 27,89% dos votos (equivalente a 56.947 votos) contra 40,18% (82.039) de Góes. No segundo turno, a disputa ficou mais apertada. Pesquisa do Ibope divulgada na segunda-feira (22) mostrava Góes com 45% das intenções de voto ante 41% de Clécio.
Com a guinada na campanha, o PSB decidiu sair da neutralidade e apoiar Clécio na tentativa de evitar que Góes, que responde a processos na Justiça, vencesse. Num primeiro momento, o partido, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno com a candidata Cristina Almeida (que obteve 16,54%), havia se recusado a apoiar o PSOL por conta da aliança com partidos mais conservadores.
O prefeito eleito contou ainda com o apoio do senador Randolfe Rodrigues (PSOL), em evidência por conta da CPI do Cachoeira, que investiga a ligação entre parlamentares e empresários com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
O psolista também conseguiu contornar uma polêmica no Twitter em que uma pessoa que identificou como sua mulher, de quem estaria se separando, dizia ter apanhado dele. O candidato não chegou a se manifestar sobre o ocorrido.
Natural de Belém (PA), Clécio, 40, formou-se em geografia e hoje é vereador de Macapá pela segunda vez. Antes, foi secretário estadual de Educação e, em 2006, saiu candidato ao Governo do Amapá, quando obteve 3% dos votos. Seu vice é Allan Sales (PPS).
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.