O Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para a 1ª Feira de Ciências e Tecnologias do Pantanal (1ª FECIPAN). O evento será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Convenções do Pantanal, durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2012. O edital com as regras da feira e o acesso ao sistema de submissão de projetos estão disponíveis no endereço eletrônico www.ifms.edu.br.

Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do técnico integrado de nível médio dos municípios de Corumbá e Ladário podem inscrever trabalhos de pesquisa na feira até o dia 17 de setembro. A inscrição deve ser feita pela internet. Além de preencher um formulário, é preciso anexar o resumo do trabalho e o plano de pesquisa.

Pesquisa

Os temas dos trabalhos deverão estar inseridos nas seguintes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias. Cada trabalho deverá ser produzido por, no máximo, três estudantes e um professor orientador. O coorientador é opcional.

As propostas serão analisadas pelo Comitê de Pré-Avaliação e de Seleção da 1ª FECIPAN. O grupo de professores levará em conta aspectos como criatividade, inovação e conhecimento científico. A relação dos trabalhos selecionados para a feira deverá ser divulgada a partir do dia 22 de setembro.

FECIPAN

Durante a feira, os estudantes que tiveram os trabalhos selecionados deverão apresentar relatório de pesquisa, pôster ou banner, caderno de campo ou diário de bordo, além de fazer a apresentação oral. Os modelos de relatório e banner estão disponíveis na página do edital. O material será confeccionado pela organização da feira, desde que siga os critérios estabelecidos.

Todos os participantes da feira vão receber certificado. Os melhores colocados serão premiados com medalhas, troféus e bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJr) no valor de R$ 100,00 mensais, durante um ano.

A 1ª FECIPAN é uma parceria do IFMS com a prefeitura de Corumbá e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A feira é um projeto de extensão do Campus Corumbá selecionado pelo Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq). As informações são da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).