Sem Categoria

Sarkozy e Merkel se reúnem para anunciar plano de integração à zona do euro

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reúnem-se nesta segunda-feira (5) à noite em Paris. Em pauta, os detalhes de um plano para aumentar a integração financeira na zona do euro, que será apresentado a uma cúpula europeia na sexta-feira (9). Pela proposta, haverá uma união fiscal entre os […]

Arquivo Publicado em 05/12/2011, às 11h36

None

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reúnem-se nesta segunda-feira (5) à noite em Paris. Em pauta, os detalhes de um plano para aumentar a integração financeira na zona do euro, que será apresentado a uma cúpula europeia na sexta-feira (9).


Pela proposta, haverá uma união fiscal entre os 17 países da zona do euro – que adotam o euro como moeda única –, permitindo mais controle sobre impostos e gastos, assim como sanções para os países que descumprirem as regras.


Sarkozy e Merkel reconheceram que as mudanças poderão alterar os tratados da União Europeia. Mas analistas dizem que ainda há discordâncias sobre quanto poder será transferido a Bruxelas. Domingo(4), o governo italiano anunciou medidas anticrise que incluem aumentos de impostos e cortes de gastos.


O vice-presidente da Comissão Europeia para os Assuntos Econômicos, Olli Rehn, disse que o pacote aprovado na Itália é o sinal necessário para o novo enfoque político na região. “Esse pacote é um passo muito importante para fortalecer as finanças públicas e apoiar o crescimento econômico, enquanto se preserva a equidade social e a justiça”, disse ele, em comunicado.


Pela proposta anunciada na Itália, há cortes na despesa, aumentos de impostos e uma reforma do sistema de pensões. O plano visa a consolidar em 24 bilhões de euros as finanças públicas italianas, de forma a atingir um Orçamento equilibrado em 2013.


Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Jornal Midiamax