O Ônibus da Saúde – equipado com instrumentos modernos e equipe médica de 12 profissionais que trabalham com a prevenção ao câncer chega neste sábado (3) em Rio Verde, depois de ter passado por Camapuã e realizado cerca de 200 procedimentos, entre exames de colo de útero, biópsias e até micro-cirurgias.

Com o objetivo de realizar os procedimentos que hoje são escassos no interior, o “Ônibus da Saúde” percorrerá o estado, levando a população carente de medicina especializada em oncologia, um atendimento digno e eficaz, para que as chances de cura possam ser maiores.

Rosalina Cândida de Jesus mora no município de Camapuã e afirma que, sempre que pode, procura fazer os exames preventivos, no entanto, já fazia quase 10 anos que não realizava um exame desse tipo.

No dia em que o ônibus da saúde esteve em Camapuã, dona Rosalina fez exame de colo de útero e agradeceu a oportunidade. “Não só eu, mas todos aqui agradecem essa iniciativa, é uma chance única para o ser humano em Camapuã, realmente algo muito bom. Tudo em relação à saúde é importante. As pessoas têm medo de fazer os exames e agora com ônibus visitando nossa cidade estamos sendo orientadas e isso é bom, porque abre horizontes”.

No Hospital do Câncer são realizados 12 mil consultas por mês, além de cinco mil procedimentos. Segundo o médico Oncologista Fabrício Colacino, idealizador do projeto, mais da metade dos pacientes do interior fica sabendo tardiamente que está com câncer.

“Realizar essa prevenção no interior pode diminuir, e muito, os números das doenças e mudar a história do nosso Estado”.

Mais do que a inovação do tratamento de oncologia do interior do estado de Mato Grosso do Sul, o Ônibus da Saúde tem o objetivo de promover um trabalho social, resolvendo os problemas da comunidade e trazendo o bem estar a pessoas de comunidades afastadas, que não tiveram a chance de realizarem exames ou tratamentos na Capital.

O veículo

O ônibus tem 4,32 metros de altura e 14 metros de comprimento, dividido entre a sala de exames, ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias. O programa conta também com uma equipe de 12 profissionais, que participam diretamente do atendimento, além de uma equipe com 70 pessoas cadastradas para dar suporte durante as viagens, em forma de rodízio.