Um grupo de aproximadamente 30 mulheres de e do Bairro Reta A1, e do distrito da Nova Porto XV, participaram do curso de panificação caseira ministrado pela técnica Dayse W. Benites, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Com o treinamento de 24 horas aula elas aprenderam a produzir pão caseiro, bolachas, biscoitos de polvilho, bolo de mandioca, bolo de milho, pizzas, petas, pérolas de queijo e salgados diversos.

As participantes pretendem utilizar as técnicas e receitas para ganhar renda extra. Os planos de algumas é montar uma fabricação caseira e comercializar os produtos nos distritos e na cidade de Bataguassu. 

O curso foi realizado em parceria com o Senar, Sindicato Rural e a prefeitura Municipal de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social. 

Dayse Benites, explica que o objetivo do projeto foi de qualificar mão-de-obra, gerar emprego e renda a família. “O curso também teve como objetivo melhorar a qualidade dos produtos que são consumidos pelas famílias, e manuseio adequado dos ingredientes e preparo dos derivados da farinha”, acrescenta. 

A secretária de Promoção e Assistência Social de Bataguassu, Alexandra Pereira, destaca que os cursos são realizados de acordo com as necessidades de cada comunidade. “Com a capacitação, as mulheres podem produzir na própria comunidade. Desta forma, estamos agregando valor à economia das famílias locais”, comenta.