O Google anunciou nesta terça-feira (8) lançamento de fan pages para marcas, empresas e instituições dentro do Google+.

“Até agora, o Google+ se concentrou em conectar pessoas com outras pessoas. Mas nós queremos ter certeza que você pode construir relacionamentos com todas as coisas as quais você se importa, desde as empresas locais até marcas globais. Por isso, estamos lançando hoje o Google+ Pages”, escreveu o vice-presidente do Google para negócios sociais, Vic Gundotra.

Inicialmente, as páginas para empresas se parecem bastante com os perfis para usuários da rede social, com exceção de um conjunto de cinco miniaturas de fotos exibidas no algo da estrutura – assim como no formato atual do concorrente Facebook.

Entre as marcas que já possuem uma página no Google Plus estão o time do Barcelona, o game Angry Birds, a loja de roupas e acessórios H&M, a Toyota, entre outros. Para seguir uma página, bastará o usuário adicioná-la a um circulo, assim como um contato comum.

O Google também quer facilitar o acesso às páginas a partir de seu site de buscas. Para isso, bastará o usuário incluir o caractere “+” antes do termo, como “+Pepsi”, por exemplo, para obter o resultado.

A reserva das fan pages ainda não está disponível para todos os usuários. O Google não especificou prazos. Elas poderão ser feitas no endereço https://plus.google.com/pages/create.