Cerca de 300 índios da região da aldeia Tey Kuê estão fechando a MS-282 entre Laguna Caarapã e Caarapó desde o início da manhã desta quinta-feira (3) para protestar por falta de água, saneamento e saúde.

O vereador Otoniel (PT) de Caarapó está no local com os índios e relata que as quatro caixas d’água instaladas na região não são suficientes para atender a população. “Além disso, há apenas um médico para atender 5 mil e 400 índios em dois postos, ele fica de um lado para o outro. Temos medo de que ele fique doente e a gente fique sem médico”, diz. 

Ele relata a escola tem apenas duas salas de aula e, após aprovação de um recurso de 1,3 milhão para a ampliação do local, nada foi feito. “São 340 alunos que fazem EJA (Educação para Jovens e Adultos) e Ensino Médio, não cabem em duas salas”, reclama. 

Em relação à agricultura, Otoniel diz que quando as sementes chegam, já passou o período do plantio. “Os índios não querem mais depender de cestas básicas do Governo, eles querem apoio para plantar”, diz. 

As lideranças esperam por Nelson Andrade, da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígerna) e representantes do Ministério Público Federal para conversar sobre os problemas e entregar um documento com as reivindicações.