Garantia de estoque: foliões trocam as ruas pelos bancos de coleta de sangue

Veja o horário de funcionamento dos postos de coleta

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Veja o horário de funcionamento dos postos de coleta

Sabadão de carnaval e a última coisa que vem à cabeça é levantar cedinho da cama. Nem sempre. Pode parecer altruísta demais, mas a humanidade ainda tem solução, sim! Pensando no próximo, campo-grandenses foram aos centros de coleta de sangue para fazer suas doações em uma das épocas em que mais se precisa de estoque.

Segundo a assistente social do Hemosul (Hemorrede do Estado de Mato Grosso do Sul), Joana Lea, a boa ação não se resumiu somente a esta manhã. Durante a semana que antecedeu o feriadão de Carnaval, doadores colocaram a carteirinha em dia. Tanto que, com exceção do tipo O -, as bolsas disponíveis são suficientes para chegar até a quarta-feira de cinzas (14).

Claro que nunca é demais. Por isso, o atendimento segue, mesmo em sistema de plantão. Neste sábado a coleta vai até meio-dia. Domingo (11) é dia de descanso, mas na segunda-feira (12) tanto o Hemosul, quanto o banco de sangue da Santa Casa funcionam das 7h às 12h.Garantia de estoque: foliões trocam as ruas pelos bancos de coleta de sangue

Na terça-feira (13) os postos ficam fechados e na quarta a Santa Casa funciona das 7h às 12h e o Hemosul das 13 às 17h. O único banco que permanece fechado durante todo o feriadão é o do Hospital Regional Rosa Pedrossian.

Fazendo coro ao bloco dos doadores estava a recepcionista Aline Vasconcelos, 23 anos. Ela decidiu ir até lá em pleno sábado de carnaval, justamente porque viu campanha dizendo que esta é uma das épocas de mais escassez nos estoques. “Preferi acordar cedo e ajudar as pessoas”, explicou.

Doador desde 2004, Leandro Vieira Nogueira, montador de elevadores, 32 anos, tem consciência de que seu sangue, O -, é ainda mais necessário. Isso porque qualquer pessoa pode receber este tipo sanguíneo, mas o contrário não pode ocorrer.

“A pessoa O – só pode receber O -, não pode ser outro tipo de sangue. Por isso eu venho aqui de quatro em quatro meses. Um dia eu também posso precisar e é bacana poder ajudar o próximo”, disse. Quer fazer parte desta rede do bem? Veja aqui os critérios para se tornar um doador de sangue. 

Conteúdos relacionados