Conselho de Farmácia de MS alerta para riscos da automedicação

Civitox registrou 368 ocorrências 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Civitox registrou 368 ocorrências 

“O medicamento pode se tornar um veneno, dependendo do uso que damos a ele”, alertou o conselheiro licenciado do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS), Thiago Freitas, durante a sessão plenária desta quinta-feira (5/5). Ele foi à tribuna da Casa de Leis para lembrar a importância do Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, celebrado hoje.

“A população precisa criar a consciência do cuidado e evitar a automedicação”, disse. Segundo Freitas, levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 50% dos medicamentos prescritos e não utilizados ficam guardados, podendo ser usados posteriormente de forma indevida. “É a famosa farmacinha, que todos conhecemos e que pode ser muito prejudicial”, reiterou.

O conselheiro informou que o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) de Mato Grosso do Sul registrou 368 ocorrências de intoxicação por medicamentos ao longo de 2015. Isso representa quase 50% de todas as notificações do órgão no período: 761. Prevenção A Lei Estadual 146/2013, de autoria de Professor Rinaldo (PSDB), instituiu em Mato Grosso do Sul a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação e Divulgação das consequências do uso indiscriminado de medicamentos.

 As ações são realizadas durante a primeira semana do mês de maio e devem ser desenvolvidas pelo Governo do Estado. “Este ano, durante a Caravana da Saúde em Campo Grande [início dia 11 de maio], teremos o recolhimento de medicamentos vencidos ou que sobraram dos tratamentos”, informou Freitas. 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados