Dourados inicia ações de combate à Tuberculose
O trabalho será todo realizado através das UBS e ESF
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O trabalho será todo realizado através das UBS e ESF
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de Março) será lembrado em Dourados com uma série de ações voltadas à prevenção e busca ativa de novos casos da doença. As atividades organizadas pela prefeitura iniciam nesta segunda-feira, dia 23 e seguem até sexta-feira, dia 27. A intenção é orientar a população sobre sintomas da doença e o tratamento oferecido pelo município.
O trabalho será todo realizado através das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e ESF (Estratégias de Saúde da Família). Durante o período de atividades, será realizada a divulgação dos sintomas da doença, alertando para que todos reconheçam os sinais e busquem os serviços de saúde em caso de suspeita. Em casos de grupos de maior vulnerabilidade para a Tuberculose os agentes farão um trabalho de busca de novos casos. São mais suscetíveis à doença os idosos, hipertensos, diabéticos, indígenas, presidiários, pessoas institucionalizadas em albergues, asilos, entre outros.
O material coletado de pessoas que estejam com suspeita da doença será encaminhado ao laboratório do CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase) mantido pela prefeitura. O resultado será encaminhado o mais breve possível para a unidade de saúde, para que o paciente possa ser encaminhado a tratamento se for o caso.
Outra frente de trabalho importante serão as visitas aos doentes e seus familiares. Nestas, será reiterada a importância de manter o tratamento de forma correta, além de lembrar sobre o risco dos contatos (pessoas que convivem diariamente com os doentes) venham a adoecer.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Rodrigo Garro quer ajudar família de motociclista que morreu atingido pelo jogador
Atleta do Corinthians foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar)
Bairros de Campo Grande ficam sem energia elétrica por cerca de três horas
Problema afetou moradores das regiões do Taveirópolis, Tijuca, Rancho Alegre, entre outras
Homem é agredido com socos e jogado ao chão pelo próprio filho no Jardim Montevidéu
Agressor estava embriagado e foi detido pela Polícia Militar
Jogador Luis Suares ajuda em ação de resgate de homem que pretendia cometer suicídio
Craque da seleção uruguaia está de férias na cidade onde nasceu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.