Análise genética permite saber idade biológica de uma pessoa
Estudo não diz o que pode ser feito para diminuir processo de envelhecimento
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estudo não diz o que pode ser feito para diminuir processo de envelhecimento
Cientistas de vários países desenvolveram uma análise genética que permite estabelecer a idade biológica de uma pessoa, saber o ritmo de seu envelhecimento e o risco de desenvolver doenças como o Alzheimer.
O teste de sangue, desenvolvido por pesquisadores do Reino Unido, Suécia e Estados Unidos, teve seu resultado publicado nesta segunda-feira na revista científica “Genome Biology”.
Pesquisadores do King’s College, de Londres, que trabalharam na análise, afirmaram que a “idade biológica” é mais útil do que trabalhar baseado na data de nascimento de uma pessoa.
O estudo não especifica o que pode ser feito para diminuir o processo de envelhecimento, mas se centrou em comparar o comportamento de 150 genes em dois grupos de pessoas, um de cerca de 25 anos e outro de 65 anos.
Segundo os especialistas, “saúde” e “idade” são coisas que não parecem estar diretamente relacionadas, pois levar ou não uma vida sedentária não parece afetar a velocidade do envelhecimento do corpo.
Para o estudo, foram comparadas pessoas que envelheciam lentamente e as que envelheciam de maneira acelerada, o que permitiu antecipar quem podia morrer primeiro.
“Praticamente era possível escolher as pessoas que quase não tinham possibilidades de morrer e as pessoas que tinham 45% de possibilidades de morrer”, disse Timmons, que considerou que este exame pode ser muito valioso para prever a demência.
O teste poderia ser utilizado associado a outros já utilizados para identificar quem tem alto risco de desenvolver doenças neurodegenerativas.
O grupo de especialistas do King’s College admitiu também que saber a idade biológica pode ter implicações na previdência e nos planos de saúde.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Motorista bêbado bate em placa de sinalização e acaba preso no Jardim Tijuca
Condutor dirigia em zigue-zague e subiu em cima do canteiro de avenida
Rodrigo Garro quer ajudar família de motociclista que morreu atingido pelo jogador
Atleta do Corinthians foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar)
Bairros de Campo Grande ficam sem energia elétrica por cerca de três horas
Problema afetou moradores das regiões do Taveirópolis, Tijuca, Rancho Alegre, entre outras
Homem é agredido com socos e jogado ao chão pelo próprio filho no Jardim Montevidéu
Agressor estava embriagado e foi detido pela Polícia Militar
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.