Se há uma cidade que desponta no radar dos destinos de navios de cruzeiro no Brasil, é Balneário Camboriú. Com sua combinação única de praias deslumbrantes, atrações emocionantes e infraestrutura turística de classe mundial, Balneário Camboriú tem se firmado como um dos destinos mais procurados por viajantes que chegam a bordo de navios de cruzeiro.

O projeto de desenvolvimento portuário

Inspirado em modelos de sucesso em portos turísticos ao redor do mundo, como os encontrados na Espanha, Canadá, Singapura e Hong Kong, o Projeto Portuário BC surge como uma proposta inovadora para modernizar a infraestruturaportuária brasileira. Com a concessão do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para a Licença Ambiental de Instalação, este empreendimento promete trazer um novo capítulo na história da costa de Balneário Camboriú.

O projeto, autorizado pelo governo federal em 2019, aguardava ansiosamente pelo licenciamento para prosseguir com suas fases de desenvolvimento. No entanto, não tem sido um caminho livre de obstáculos. Enfrentando resistência por parte da prefeitura local, que expressou dúvidas sobre a viabilidade do projeto, houve debates acalorados em torno de sua implementação. O prefeito Fabrício Oliveira (PL) manifestou sua discordância em relação à instalação em comunicações com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), gerando ainda mais debates sobre o assunto.

Proposto por investidores locais, o Projeto Portuário BC está planejado para ocupar uma posição estratégica na Barra Sul, após o molhe. Com capacidade prevista para receber até dois navios de cruzeiro simultaneamente, o projeto também inclui a construção de um luxuoso hotel cinco estrelas, uma ampla área de lazer, um centro comercial completo com diversas lojas e restaurantes, além de um heliponto. Estima-se que a execução do projeto demande aproximadamente 30 meses e um investimento total de R$ 456 milhões.

A licença concedida pelo IMA traz consigo um rigoroso programa ambiental de implementação, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e mitigar possíveis danos. Determinações incluem inspeções diárias no local para garantir a conformidade com as regulamentações ambientais e o registro mensal das estruturas implantadas e atividades realizadas.

É importante destacar que o licenciamento do Projeto Portuário BC foi influenciado pelas obras de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú, concluídas em 2021. O IMA solicitou esclarecimentos à prefeitura sobre eventuais interferências do engordamento da praia no projeto de infraestrutura turística em análise.

O Projeto Portuário BC promete não apenas transformar a paisagem costeira de Balneário Camboriú, mas também impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico da região, seguindo os passos de portos turísticos de renome internacional.

Foto: Divulgação

Atrações e atividades à Beira-Mar

Enquanto estiver em Balneário Camboriú, os passageiros dos cruzeiros podem desfrutar de uma variedade de atividades à beira-mar. Desde relaxar em suas praias de areias brancas e águas cristalinas até explorar trilhas ecológicas e praticar esportes aquáticos, há algo para todos os gostos e idades.

Além disso, a cidade oferece uma variedade de opções de entretenimento e compras, com uma infinidade de restaurantes, bares, lojas e boutiques ao longo da Avenida Atlântica e suas ruas adjacentes. E para aqueles que desejam mergulhar na cultura local, há uma série de atrações históricas e culturais para explorar, incluindo o Parque Unipraias, o Cristo Luz e o Complexo Turístico Morro do Careca.

Empreendimentos à Beira-Mar: Investimentos de valor crescente

Testemunhas do crescimento exponencial do turismo em Balneário Camboriú, os empreendimentos à beira-mar estão se destacando como verdadeiros ícones de valorização na região. Projetos como o One Tower, o Harmony Ocean Fronte o Yachthouse by Pininfarina estão liderando essa transformação, oferecendo residências de luxo com vistas panorâmicas para o mar e uma gama de amenidades exclusivas. Veja mais:

– O One Tower, com sua arquitetura deslumbrante e imponente, redefine o padrão de sofisticação à beira-mar. Desenvolvido pela renomada construtora FG Empreendimentos, este projeto oferece uma experiência de vida única, combinando elegância e conforto em cada detalhe. Com uma localização privilegiada e uma ampla área social, o One Tower é mais do que uma simples residência; é um verdadeiro símbolo de status e prestígio.

– Por sua vez, o Harmony Ocean Front é um oásis de luxo na costa de Balneário Camboriú. Com apartamentos que variam entre 200 e 410 m², este empreendimento oferece uma experiência de vida sem igual. Suas sacadas que se abrem por completo proporcionam vistas deslumbrantes para o mar, enquanto seus três pavimentos de lazer oferecem uma variedade de opções de entretenimento e relaxamento. Com serviços de concierge exclusivos, o Harmony eleva o conceito de residência à beira-mar a um novo patamar de requinte.

– Já o Yachthouse by Pininfarina, o edifício residencial mais alto da América Latina, destaca-se como um verdadeiro ícone de modernidade e elegância. Com apenas dois apartamentos por andar e por torre, cada unidade oferece o máximo de conforto e exclusividade. Sua ligação com a Marina Tedesco proporciona aos moradores acesso privilegiado às embarcações, enquanto suas instalações de alto padrão e vistas deslumbrantes garantem uma experiência de vida única.

À medida que a demanda por propriedades à beira-mar continua a crescer, esses empreendimentos estão se tornando investimentos altamente valorizados. Além de proporcionarem retornos sólidos para os proprietários, contribuem significativamente para o crescimento econômico da região. Portanto, prepare-se para descobrir o melhor que Balneário Camboriú tem a oferecer, seja explorando suas praias deslumbrantes, desfrutando de sua animada vida noturna ou investindo em uma propriedade à beira-mar que oferece o máximo de conforto e luxo. A bordo de um navio de cruzeiro ou em terra firme, a experiência em Balneário Camboriú é verdadeiramente inesquecível.