A panela antiaderente é item de desejo nos dias de hoje, até porque, nada melhor que poder fazer um belo bife, ou aquele ovo, sem precisar colocar óleo, não é mesmo?!  Mas, é necessário pensar em vários fatores no momento da escolha, sendo o crucial, o valor disponível para gastar com esse utensílio.

É por esse motivo que hoje trouxemos para você, prezado leitor, algumas dicas fantásticas, que o Cozinha Profissional levantou para te ajudar a escolher a melhor panela antiaderente, até porque, com a quantidade de opções que temos hoje no mercado, a pergunta que não quer calar é “Qual é a melhor marca de panela antiaderente? ”.

Como escolher a melhor marca de panela antiaderente?

Pode parecer tarefa fácil, mas quem já teve que escolher uma panela, sabe bem que não é assim. Pensando nisso, trouxemos as principais características que as panelas antiaderentes podem apresentar, para facilitar sua escolha, vamos lá?

Material da panela

As panelas, de forma geral, são feitas dos seguintes materiais:

  • Aço inox;
  • Metal;
  • Porcelana; e
  • Ferro.

As panelas de aço inox tendem a ser muito resistentes e suportam serem lavadas na lava louças. O aço inox é um material mais moderno, que garante aquecimento uniforme e, também, conta com um custo benefício bom.

As panelas de metal são, até os dias atuais, as mais comuns nas casas do Brasil, devido ao seu valor, mais acessível que outros materiais. Entretanto, para aquecer rápido, é necessário prestar atenção para não queimar os alimentos e a panela em si.

As panelas de porcelana são excelentes, antiaderentes por natureza e também comportam tanto fogão, quanto forno, sendo um diferencial. Porém, costumam ter um preço mais elevado e são bem mais frágeis, visto que podem quebrar.

Por fim, há as panelas de ferro, extremamente resistentes, porém muito pesadas. Além disso, ao cozinhar com esse tipo de panela, a comida ficará com mais ferro, o que pode ser benéfico, porém, em excesso, fará mal.

Tipos de revestimento

Agora que já sabemos os tipos de matérias das panelas, vamos entender sobre os revestimentos que as fazem ser antiaderentes? No mercado, de forma geral, existem três tipos, o teflon, a cerâmica e o alumínio anodizado duro.

Teflon

A panela com o antiaderente em teflon tende a ser a mais em conta e mais fácil de ser encontrada, podendo ser vista à venda até mesmo em supermercados. Essa cobertura se caracteriza por ser sensível a objetos pontiagudos e buchas mais abrasivas, sendo necessários alguns cuidados para que a panela tenha uma boa durabilidade.

Cerâmica

A panela de cerâmica é a mais indicada no quesito saúde, não oferecendo nenhum tipo de toxicidade ao utilizá-la e, também, não arranha com materiais pontiagudos. A grande questão é que essas panelas tendem a ser mais caras, o que pode ser um problema.

Alumínio anodizado duro

Esse tipo de revestimento é o que há de mais moderno, sendo feito em apenas uma camada, garantia de alta durabilidade, com promessa de não descascar e nem amarrar tão fácil quanto outras coberturas.

Número de panelas

Além de ser necessário a escolha do material e cobertura antiaderente, deve-se levar em consideração a quantidade de panelas que se faz necessário. Como regra universal, em relação a panelas antiaderentes, é indicado uma frigideira, para preparos de bifes e ovos e uma panela mais alta e larga, para preparo de doces, por exemplo.

Essa quantidade, obviamente, pode variar com a sua necessidade, mas duas panelas, nos modelos citados acima, costumam ser suficientes, em se falando de panelas antiaderentes, contando com que você tenha mais panelas em sua casa, para preparos que não exijam esse tipo de cobertura.

Capacidade das panelas

Por fim, esse é um ponto muito importante, pois, de nada adianta ter ótimas panelas e, até mesmo, várias panelas, se elas não forem do tamanho ideal, não é mesmo?!

Desta forma, como dito no tópico anterior, a nossa sugestão é de comprar duas panelas antiaderentes, sendo uma frigideira e a outra uma panela mais alta. Mas e o tamanho delas, qual é o ideal?

O tamanho, assim como qualquer outra característica, irá depender da sua necessidade, porém, cabe aqui propor tamanhos para cada panela sugerida de comprar que seja universal, a certo modo.

Para a panela no modelo de frigideira, o intuito é selar carnes, peixes, aves e fazer ovos, sendo assim, o importante aqui é que ela seja grande, algo entre 20 a 25 cm, que são panelas de médias a grandes.

Por outro lado, para a panela mais alta, indico que ela seja do tamanho grande, de 25cm, pois servirá para qualquer preparo, deixando espaço suficiente para preparos que exigem crescimento, como arroz, por exemplo.

Conclusão

Querido leitor, para você que nos acompanha, já sabe que chegamos ao fim de mais um artigo. Porém, ainda resta a pergunta “qual a melhor panela antiaderente? ”.

Como sempre digo, o melhor é relativo, pois tem que existir um equilíbrio entre necessidade e disponibilidade de gasto. Sendo assim, caso você esteja disposto a investir em algo com durabilidade e resistência, as panelas cerâmicas são as melhores.

Por outro lado, caso esse momento esteja com um capital mais restrito, sugiro que o investimento seja nas de teflon, como um quebra galho, até a compra de algo melhor. Ah, não se esqueça que, caso queira perguntar algo ou dar sugestões, basta deixar nos comentários.