A Enfermagem da Unimed-Campo Grande aponta descaso diante das negociações salariais da categoria. Após várias tentativas de chegar a um acordo quanto ao reajuste salarial, a Unimed está inflexível e mantém proposta de zero por cento. Por isso, a categoria recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT), que agendou audiência pré-processual para o dia 28 de fevereiro, na qual o órgão trabalhista intermediará a negociação.

Descaso

O Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) destaca que em julho de 2022 a categoria enviou a pauta de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024, mas sem respostas da Unimed-CG. Após inúmeras tentativas, sem respostas, o sindicato solicitou audiência de mediação do TRT. 

A audiência aconteceu em dezembro e, segundo o sindicato, contou com a participação do Ministério Público do Trabalhado. Conforme o Siems, somente a partir deste momento foi possível um diálogo. “O TRT deliberou que durante o recesso jurídico, as partes deveriam se reunir na tentativa de firmar um acordo. De fato, ocorreu uma reunião, mas, foi frustrada devido a inflexibilidade patronal”, destaca o sindicato.

Esgotadas as tentativas, em janeiro, a Enfermagem solicitou nova audiência ao TRT. De acordo com o Siems, a categoria tem expectativa de a Unimed apresente nova proposta, desta vez, com valorização da categoria, que são em sua maioria chefes de família, com suas responsabilidades financeiras diante do atual cenário econômico no país. “Mesmo com audiência marcada, estamos abertos ao diálogo e tentaremos nova reunião com a instituição patronal antes da mediação”, destaca a diretoria executiva do sindicato.

Lucros exorbitantes X Reajuste zero

A Central Nacional Unimed (CNU), cooperativa responsável pela operação nacional dos planos de saúde Unimed encerrou o ano de 2021 com lucro líquido de R$ 55,1 milhões. Este valor foi divulgado no site Valor Econômico, em 22/04/2022. Além disso, a CNU projetou o crescimento de 14,4% no faturamento da companhia, o equivalente a cerca de R$ 10,6 bilhões para o ao de 2022.

O presidente do Siems, Enfermeiro Lázaro Santana, aponta que contrariando os altos lucros, os profissionais em Enfermagem de Campo Grande (MS), receberam a rebaixada proposta de reajuste zero. “A categoria rejeita a proposta e reivindica reajuste salarial a partir da inflação do período da data-base da categoria, 1º de agosto”, enfatiza.