Previne Brasil: Municípios comemoram salto de eficiência em saúde preventiva no MS
As ações de atenção básica em saúde com o uso de tecnologia estão dando resultados positivos em diversos municípios do MS. Um exemplo são os indicadores divulgados no final do mês de dezembro do programa nacional Previne Brasil, que apontam um aumento da eficiência dos recursos aplicados e dos resultados alcançados pelos municípios. Os destaques […]
Conteúdo de Marca –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As ações de atenção básica em saúde com o uso de tecnologia estão dando resultados positivos em diversos municípios do MS. Um exemplo são os indicadores divulgados no final do mês de dezembro do programa nacional Previne Brasil, que apontam um aumento da eficiência dos recursos aplicados e dos resultados alcançados pelos municípios.
Os destaques no mapeamento divulgado recentemente ficam para municípios distantes dos grandes centros urbanos, como são os casos de Iguatemi, Batayporã, Brasilândia e Tacuru, que conquistaram posições de destaque no ranqueamento apresentado pelo programa, que afere o efetivo trabalho e ações primárias nas localidades.
O uso de tecnologia, como a informatização do sistema de saúde, é um dos pontos elencados pelos gestores para o sucesso do controle do trabalho e a formulação de dados. Aliado a esta ferramenta, o empenho e comprometimento das equipes de campo é apontado como essencial, além da vontade política dos prefeitos em priorizar o setor.
O mapeamento do programa foi divulgado no final do ano passado e aponta Iguatemi em primeiro lugar com a nota de 9,93, seguido de Batayporã com 9,70 no Indicador Sintético Final (ISF) do programa Previne Brasil, que é responsável por acompanhar os critérios de financiamento estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Brasilândia aparece em quinto lugar no MS com 9,48 e, em sexto, Tacuru com nota de 9,14. As posições são referentes ao terceiro quadrimestre de 2022 e foi alcançada no período de um ano.
O ranqueamento foi divulgado pelo Governo do Estado e pode ser consultado na plataforma eSUS Feedback.
O secretário de Saúde de Iguatemi, Janssen Portela Galhardo, comemora os indicadores do município, enfatizando o comprometimento de toda uma equipe na prestação de serviços de atenção básica da população. “Quando se oferta condições de trabalho, e se investe em saúde, geramos juntos resultados, que são frutos de uma equipe motivada e comprometida com o trabalho e com o atendimento às pessoas. Parabéns a cada servidor da nossa Secretaria de Saúde, essa conquista é de todos e todas”, disse Janssen.
Conforme Letícia Sanches, secretária municipal de Saúde de Batayporã, o excelente resultado é fruto de um conjunto de ações coordenadas e uma equipe comprometida em cumprir com seus objetivos. Um dos fatores citados por Letícia é a informatização da rede, que atualizou os sistemas de todos os serviços e passou a contar com o uso de tablets pelos agentes comunitários de saúde.
.“Agora, o Ministério da Saúde é comunicado de fato sobre o trabalho desenvolvido em Batayporã. Antes, esses dados não eram enviados efetivamente”, cita a secretária.
Adeilza Maria dos Santos Abrami, secretária de Saúde de Brasilândia, a quinta posição no Estado conquistada pela Prefeitura é resultado de muito trabalho das equipes da saúde do município, que por intermédio das ações e atendimentos buscam atingir todas as metas dos indicadores da Saúde.
Além do investimento humano e estruturas físicas, a secretária Adeilza destaca também o processo de informatização, que consegue reunir dados operacionais por meio de ferramentas de acompanhamento, cujas informações são enviadas também para o Ministério da Saúde. A secretária credita ainda o sucesso das ações em saúde aos trabalhadores, pelo empenho e dedicação na atenção primária, bem como “a prioridade da administração com a saúde reflete nos números que colocam Brasilândia em um patamar de atendimento que muito nos alegra, motivando a trabalhar cada vez mais e melhor para quem mais precisa”.
O empenho da equipe, aliado ao uso da informática, também é apontado como fatores determinantes em Tacuru, que figura na sexta posição no ranqueamento estadual. “A união e dedicação de uma equipe é o que comanda o sucesso de seus feitos”, assinala Graziano da Silva, secretário municipal de Saúde da Prefeitura de Tacuru, que também assinala o esforço da gestão municipal em apoiar as ações de saúde no município.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Trabalhadores podem ter sete feriados prolongados em 2025; confira o calendário
Em Mato Grosso do Sul, seis feriado caem entre quinta e sexta-feira, o que possibilita feriados prolongados em 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.