Pular para o conteúdo
Publieditorial

Nascente Azul é exemplo de acessibilidade e recebe chancela de especialistas e Governo

Fotos: divulgação Nascente Azul Um dos propósitos da Nascente Azul, o atrativo mais visitado de Bonito, é promover a igualdade através da acessibilidade, pois entende que todos devem ter o direito de vivenciar as experiências únicas proporcionadas pela natureza. Como um dos únicos empreendimentos em Bonito que investem em inclusão, a Nascente Azul recebeu, no … Continued
Conteúdo de Marca -

Fotos: divulgação Nascente Azul

Um dos propósitos da Nascente Azul, o atrativo mais visitado de Bonito, é promover a igualdade através da acessibilidade, pois entende que todos devem ter o direito de vivenciar as experiências únicas proporcionadas pela natureza. Como um dos únicos empreendimentos em Bonito que investem em inclusão, a Nascente Azul recebeu, no último dia 05, um grupo da SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania do Mato Grosso do Sul) para uma visita técnica do programa Turismo Acessível.

As experiências e a estrutura de acessibilidade oferecidas pela Nascente Azul foram aprovadas pelos representantes da Secretaria, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONSEP/MS), da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul. Para a Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da SETESCC, Telma Nantes de Matos, “essa experiência de vivenciar turismo acessível no Mato Grosso do Sul é algo que quero para todos. Foi maravilhoso, fantástico viver esses momentos, as caminhadas que tivemos e, principalmente, essa flutuação. Muitas pessoas acham isso impossível, mas a gente mostra que não é limite, porque temos pessoas prontas para nos receber”.

Fotos: divulgação Nascente Azul

“É uma experiência fantástica ter um lugar, nesse paraíso que se chama Bonito/MS, que está realmente preparado para me receber, a pessoa com deficiência física, e estou muito emocionada”, conta Mirella Ballatore, do CONSEP/MS. “Quero agradecer muito essa oportunidade, pois passam confiança para a gente. Mostramos, nessa vivência, quando o empresário e o poder público se unem para que a gente possa pertencer a qualquer lugar”, completa.

O programa Turismo Acessível tem como objetivo realizar a promoção da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência, com dificuldades de locomoção e idosas em todo o estado. A ideia é tornar as viagens no Mato Grosso do Sul agradáveis para todas as pessoas, independente das suas condições físicas. Nesta etapa é realizado um diagnóstico com a participação de todos os parceiros do programa, contemplando em um primeiro momento os municípios de Bonito, Bodoquena e Jardim.

Fotos: Divulgação Nascente Azul

Acessibilidade na Nascente Azul

Da flutuação ao balneário e às trilhas, a Nascente Azul disponibiliza uma infraestrutura adequada e funcionários altamente capacitados para garantir liberdade, bem-estar e segurança a todos os visitantes, incluindo idosos e PCDs.

As trilhas, inclusive a aquática, na Nascente Azul são a base de todo o projeto de acessibilidade implantado. A terrestre conta com piso tátil para locomoção de pessoas com deficiências visuais e rampas adequadas para o deslocamento pleno de cadeiras de rodas.

Fotos: divulgação Nascente Azul

Dentro dessa visão de inclusão e com uma experiência de mais de 15 anos no monitoramento ambiental, a Nascente Azul qualificou seus funcionários a realizarem manutenções criteriosas em cada trilha, como limpeza, desobstrução e podas em todo o percurso, proporcionando segurança e um serviço de excelência ao visitante.

Na flutuação, pessoas com mobilidade reduzida têm à disposição cadeiras anfíbias, que são próprias pra esse modelo de atividade, além de um acompanhante durante todo o passeio. Há ainda rampas de acesso, carro de apoio e catracas fixadas nos decks, que visam a entrada e a saída do rio com segurança e conforto.

No caso de turistas com necessidades visuais especiais, todas as atrações contam com um guia especializado para narrar cada detalhe do ambiente sendo visitado pelo turista. Outras adequações importantes incluem sinalização especial, barras de apoio, caminhos e decks largos e outros recursos de mobilidade facilitada em diversos pontos de todo o atrativo.

“Quero ressaltar a importância de não haver nenhuma barreira, atitudinal principalmente. Eu, enquanto pessoa cega, consegui ver todos os espaços pela descrição do guia. Isso é muito importante, pois há centenas e centenas de pessoas com deficiência que precisam, querem e buscam fazer turismo, e Bonito está indicado, principalmente a Nascente Azul”, afirma Telma.

Fotos: divulgação Nascente Azul

Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Para aquisição dos passeios, entre em contato com as agências locais: mkt.nascenteazul.com.br

Mais informações em: nascenteazul.com.br

Facebook: @passeionascenteazul
Instagram: @nascenteazul
Youtube: @nascenteazul

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área