Em tempos com os combustíveis sofrendo reajuste nos preços constantemente, qualquer economia é válida, não é mesmo? E isso nos faz adotar medidas para driblar os aumentos e economizar no final do mês. Ao contrário da crença popular, nem sempre o ar-condicionado é o vilão do consumo de combustível. A modernização com o passar dos anos vem contribuindo para a melhoria das funcionalidades dos automóveis. Um desses aperfeiçoamentos ocorre em relação ao consumo de combustível ao usar o ar-condicionado do veículo.

Sabemos que antigamente o ar-condicionado era considerado o grande vilão pois fazia perder muita potência e aumentar drasticamente o consumo de combustível. Contudo, com a modernização os sistemas atuais mudaram um pouco essa lógica, assim como os carro mais modernos tendem a ser mais econômicos; infelizmente os carros mais antigos são os que acabam sofrendo um pouco mais. 

De fato, ocorre um gasto de gasolina. Entretanto, não é um consumo exagerado, como muitos pensam. Além disso, nem sempre o ar-condicionado ligado quer dizer mais gasto. É preciso entender que, em velocidades superiores a 80 km/h, nas estradas, por exemplo, o consumo é reduzido e o ar-condicionado ligado pode até diminuir o gasto de combustível. Ao contrário das vias urbanas, quando dirigimos o carro em velocidades inferiores. Isso ocorre por conta da aerodinâmica, ao dirigir com vidros abertos (hábito comum nas cidades), o gasto com combustível acaba aumentando. 

É importante ressaltar que andar com vidros abertos faz o carro consumir mais do que se o ar-condicionado estiver ligado. E muitos na tentativa de economizar, cometem um erro que é o costume de ligar e desligar o ar-condicionado. E o que é necessário pontuar é que quando o sistema é desativado, para recobrar o ritmo anterior, é necessário mais energia. Afinal, recomeça do zero. Até o ambiente ficar novamente climatizado, o motorista gasta mais combustível. Nas estradas, uma dica é optar por andar com o ar-condicionado ligado e vidros fechados. Pois com vidros abertos, o ar que vem de fora ocasiona resistência no movimento do veículo, o que influencia no aumento do consumo de combustível.

Uma outra dica que deve ser considera é manter a manutenção do ar-condicionado em dia; não pensando apenas no aspecto de economia. Mas manter a manutenção em dia pode evitar problemas respiratórios sérios. Isso porque os tubos que compõem o sistema de resfriamento são escuros e úmidos, e essas são as condições ideais para a proliferação de micro-organismos nocivos para a saúde.

Essa é uma dica compartilhada pela empresa especializada em peças de refrigeração automotiva Ideal Refrigeração Automotiva. Que conta com mais de 5 mil peças novas e seminovas das principais marcas nacionais e importadas. 

Confira essa e outras dicas no Blog do Resolva Fácil, acesse: www.resolvafacil.com.br. O Resolva Fácil é uma plataforma que une inovação e oportunidades de negócios para profissionais e consumidores. Siga o Resolva Fácil no Instagram: @resolvafaciloficial.