7 exercícios para evitar estresse e controlar a ansiedade no dia a dia

| 18/02/2022
- 21:45
7 exercícios para evitar estresse e controlar a ansiedade no dia a dia

Exercitar-se toda manhã, tomar o shake de proteínas, fazer uma hora de ioga, tomar um bom banho demorado e, em seguida, café da manhã reforçado. Quem tem tempo para isso? 

O dia a dia de muita gente é tão corrido quanto curto para tarefas simples, as quais, na verdade, são deixadas de lado porque a vida (sobretudo a urbana) tem apostado na produção cada vez mais acelerada, na entrega de resultados custe o que custar. E custa. Muito. Sua saúde, sua vitalidade e, em contraponto, traz níveis altíssimos de estresse, gerando a pouco valorizada ansiedade.

As consequências de não prestar atenção ao próprio corpo, e transformar a rotina em uma corrida sem fim com qualquer um que aparecer em sua frente, são terríveis. Mas, ainda há esperança, e os 7 exercícios para evitar estresse e controlar a ansiedade no dia a dia te mostrarão exatamente isso.

Como não se perder em meio às tarefas

A rotina estafante faz com que muita gente deixe de lado tarefas básicas e necessárias para prestar atenção em si e, em detrimento disso, os resultados podem ser desastrosos: diversos tipos de comorbidade que atrapalham muito as condições físicas e emocionais de seu corpo, se tornando a tal “bola de neve”, que aumenta cada vez mais.

Preste atenção à sua rotina. Os exercícios que verá a seguir não são necessariamente físicos, e sim um apanhado que te apresentará meios para parar, observar, refletir e só então agir. Acredite: isso evita o estresse de forma inacreditavelmente certeira.

1. Foque na alimentação um dia de cada vez

Segundo a nutricionista molecular Claudia Luz, a forma com a qual cada pessoa se alimenta interfere diretamente em seu dia a dia. É evidente que a saúde é influenciada pela alimentação, mas poucas pessoas têm consciência de que os hormônios são produzidos, ou deixam de ser, porque o conceito de dieta balanceada e equilibrada foi abandonado em prol do imediatismo de refeições repletas de sódio, carboidrato e gordura.

Por isso, este é o primeiro exercício para evitar o estresse e controlar a ansiedade no dia a dia: valorizar o ingrediente, ter calma com o que se ingere e, principalmente, prestar atenção em cada garfada. É um exercício diário, portanto, não pense a longo prazo.

2. O exercício físico é um exercício de vida completamente antiestresse

Você não precisa se matricular na academia, praticar exercícios por duas horas corridas e postar os resultados de seu suor nas redes sociais. O exercício físico faz parte da natureza humana, mas a vida urbana fez com que certas comodidades se tornassem sinônimos de preguiça. O resultado, é claro, traz um corpo cada vez mais esgarçado.

Para ir contra esse senso comum, faça caminhadas leves, comece organizando sua casa, suba escadas, ande até a padaria. Encontre razões para deixar o carro de lado e se locomover usando seu corpo como ele precisa. Soluções simples, a médio prazo, trarão mais fôlego, essencial para os tempos ainda mais complicados por conta da pandemia de covid-19.

3. Pare, escute, pense, reflita e aja: organize sua cabeça

Você é do tipo de pessoa que age antes de qualquer coisa? Aqui está mais uma possível razão para o seu estresse. Por que agir tão rápido? Por que correr com suas respostas? Como os sábios dizem, a pressa é inimiga da perfeição. 

Isso não significa que você precisa abandonar tudo e não fazer mais nada, e sim que é necessário respirar antes de agir. Pensar. Pare, escute, pense, reflita e aja. Esse exercício é ideal para organizar sua cabeça e tornar seu dia a dia mais leve, pois, caso contrário, de nada adianta correr para perder calorias se sua cabeça não consegue sequer parar para usar a cinzenta.

4. Sexo com qualidade é cada vez mais caro. Por que será?

De acordo com o psicólogo Rafael Rossi, a qualidade do caiu de forma alarmante nos últimos anos, pois, buscando o prazer instantâneo, muitos homens e mulheres apelam para a masturbação. Em decorrência disso, existe o movimento NoFap, que estimula a abstinência do ato em prol da melhora da qualidade das relações sexuais, da exploração dos parceiros.

Isso porque o ser humano chegou ao ponto de sucatear suas relações sexuais porque não encontra tempo para ter sexo com prazer, com desenvolvimento de intimidade e exploração do próprio corpo com outra pessoa. Ou seja, este é um exercício fundamental.

5. Rir é o melhor negócio, mas rir alto é o melhor exercício

Professora emérita de psicologia cognitiva, Janet Gibson defende o riso em alto e bom som porque ele desperta reações químicas no corpo. Em consequência, existem diversos estudos, como os que ela mesma fez, que indicam o riso como uma espécie de remédio natural, que combate o estresse do dia a dia.

Há indícios que as reações químicas provocadas pelo riso genuíno fazem com que a depressão causada pelo extremo da ansiedade seja colocada de lado. Para isso acontecer, o exercício não é apenas rir, mas sim enxergar motivos e razões para fazer isso com gosto, sem medo de ser feliz.

6. Reconecte-se com seu corpo e mente e despolua sua rotina

Este exercício é um complemento de tudo o que você leu até aqui. Em qual parte do dia você para e absorve o que está acontecendo em sua vida? Já percebeu que a rotina é basicamente reativa, ou seja, as pessoas apenas reagem aos acontecimentos? 

Com o bombardeamento de informações decorrentes do mundo digital, sobretudo das redes sociais, é cada vez mais comum ter o sono comprometido porque não há descanso que vença a poluição de sua mente, e o corpo acaba apenas respondendo aos estímulos que sofre com o passar do dia.

O exercício aqui, portanto, é que você se reconecte-se com seu corpo e mente. Deixa o smartphone de lado, assim como todos os outros dispositivos eletrônicos, e faça algo que te dê tempo para si, nem que seja por apenas alguns minutos: uma leitura, ir pescar, organizar seus pertences e doar o que não usa mais. Escolha, mas faça.

7. O que está à sua volta no momento de trabalho te ajuda ou atrapalha?

Como boa parte do dia é dedicado à rotina de trabalho, como está a sua? O que está ao seu redor te ajuda ou te atrapalha? E o que você pode fazer para melhorar isso?

Responda cada uma das questões com uma ação. Seja no escritório ou em home office, sempre há algo que você possa mudar.

Afinal, se não houver ação, não há motivação – e vice-versa. E isso vale para os 7 exercícios para evitar o estresse e controlar a ansiedade que você viu aqui.

 

Últimas notícias