Pular para o conteúdo
Publieditorial

Produto da Covid 19, crescimento na contratação de seguro de vida e redução no seguro de automóveis

Os efeitos da pandemia do Covid-19 atingiram em quase todas as áreas do comércio e da indústria, e o setor dos seguros não ficou fora disso. São muitos os fatores que desafiaram as companhias, principalmente mudanças na rotina e prioridades dos brasileiros.     É só pensar no próprio dia a dia, e das pessoas próximas, … Continued
Arquivo -

Os efeitos da pandemia do atingiram em quase todas as áreas do comércio e da indústria, e o setor dos seguros não ficou fora disso. São muitos os fatores que desafiaram as companhias, principalmente mudanças na rotina e prioridades dos brasileiros.  

 

É só pensar no próprio dia a dia, e das pessoas próximas, para perceber que os hábitos mudaram. Atualmente são inúmeras as atividades que podem ser feitas sem sair de casa: estudar, fazer shopping, fazer exercício e até ter atendimento médico; tudo graças ao desenvolvimento dos espaços virtuais (aulas, e-commerce, etc.). Nem falar que o trabalho, um dos motivos que obrigatoriamente faziam com que uma pessoa tivesse que sair de casa diariamente, agora pode ser feito na modalidade de homeoffice -bastante bem vista pela ampla maioria dos funcionários-.

 

Com esse cenário, os setor de seguros de carro já vem registrando quedas na contratação. Em 2020 a Confederação das Empresas de Seguros (CNSeg) informou uma diminuição de 2,1% na venda deste serviço em comparação com 2019. A lógica é simples: o carro fica parado nas garagens das casas por dias, ou até semanas, se expondo a mínimos riscos, mas pagando o valor mensal da apólice mesmo assim. Para muitos foi visto como uma oportunidade para tirar o valor do orçamento, especialmente nesta época de crise, com uma taxa de desemprego em crescimento  que, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), vai atingir 14,5% este ano.  

 

Segundo a análise da insurtech Smartia e da Tex, a queda na renovação dos contratos com as seguradoras, vai acabar barateando o custo do serviço para este ano e faz com que as companhias coloquem maior esforço em oferecer um seguro conveniente para quem precisa de proteção sem pagar valores exagerados. As novas tendências apontam a manter e incrementar os sistemas de contratação e atendimento online, assim como a oferta de produtos do tipo “pay per use” ou “liga-desliga”; ou seja um seguro de carro no qual a própria pessoa ativa a proteção no momento que for preciso (geralmente ao dirigir, deixar o carro na rua, etc.), e paga exclusivamente pelo tempo utilizado. 

 

Paralelamente, a pandemia trouxe um incremento no faturamento dos seguros de vida. De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados),em novembro de 2020 essas coberturas, que representam 37% do mercado total, acumularam uma alta de 11% em relação ao mesmo período de 2019. Se comparado com o ano anterior, os seguros de vida arrecadaram R $1,8 bilhão a mais. 

 

O principal motivo do forte crescimento é, obviamente, o intenso golpe na saúde dos brasileiros sofrido desde a chegada do Covid. As mortes, que já superam as 370 mil, conscientizaram as pessoas a respeito de que ninguém fica isento aos riscos, e da importância de oferecer algum tipo de proteção, principalmente financeira, à família em caso de doença ou morte. As apólices mais procuradas são aquelas que oferecem programas de cobertura de saúde no setor privado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Morcegos raiva CCZ

VÍDEO: Com 9 casos de raiva e 450 morcegos recolhidos, CCZ alerta sobre perigos da doença

trump

Com parlamentares de MS, FPA discute taxação de Trump e Imposto de Renda para ‘ricaços’

Jogos de ‘Gaste o Dinheiro de Elon Musk’ Estão por Toda Parte – e as Reações São Geniais

“Olha! Lá vem o trem chegando”: Artista lança obra audiovisual sobre história da ferrovia de MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Motorista que morreu em acidente na BR-163 tinha 27 anos

Moraes tem embate com advogado de Filipe Martins: ‘enquanto eu falo, o senhor fica quieto’

Últimas Notícias

Polícia

‘Não havia sido legítima defesa’: contradições em depoimento levam à prisão de fazendeiro pela morte de vizinho em MS

As investigações apontam que Volnei não estava armado com faca naquela manhã

Emprego e Concurso

MPMS chama membros para banca de prova oral em concurso para promotor de Justiça

Apenas 11 candidatos conseguiram passar para próxima fase após 'reprovação geral'

Esportes

Jorge Jesus é anunciado pelo Al-Nassr e revela arrependimento por recusar a seleção brasileira

Contrato é válido até o fim da tremporada 2025/26

Sem Categoria

Polícia investiga morte de homem atropelado em Campo Grande

Exame necroscópico foi solicitado para que o atropelamento seja investigado