Você possui algum problema nas mãos? Ortopedista especialista explica
Dr. Leandro Viecili (foto: divulgação)

Você sabia que existe um médico específico para tratar problemas que envolvem a mão, o punho e o antebraço até o cotovelo? Pois sim! Este médico é Ortopedista especialista em Cirurgião da Mão. Este profissional possui conhecimento técnico especializado para tratar todas as patologias de maneira conservadora não invasiva ou, até mesmo, quando necessário, de maneira cirúrgica.

Dr. Leandro Viecili, Ortopedista especialista em Cirurgia da Mão, alerta: Muitas patologias podem ser facilmente resolvidas se tratadas adequadamente no início dos seus sintomas. No entanto, caso seu diagnóstico e tratamento sejam tardios, procedimentos invasivos como cirurgias podem ser necessárias, com objetivo de evitar problemas crônicos ainda maiores.”

Perguntamos quais alterações deveríamos nos preocupar e procurar um especialista da área. Vejam quantidade de informações importantes para nosso conhecimento:

“Qualquer alteração, sinal ou sintoma da mão pode representar uma patologia local ou até mesmo uma doença sistêmica do organismo. Por exemplo, na síndrome do túnel do carpo temos um problema local de compressão de um nervo no punho, podendo causar formigamento, dor intensa e perda de força da mão. As tendinites, ou tenossinovites, são frequentes em pacientes que usam excessivamente o computador ou o celular com movimentos repetitivos; em casos avançados, os dedos podem começar a travar provocando estalidos fortes na sua movimentação (chamado de dedo em gatilho).

Nodulações ou tumorações nos punhos ou nas mãos devem ser investigados para avaliação de seu comportamento benigno ou não, como é o caso do cisto sinovial. Todos estes problemas podem vir acompanhados de alterações sistêmicas como , hipertensão arterial, artrite reumatoide, hipotireoidismo, e muitas outras patologias. Os traumas por queda com a mão espalmada, ou trauma direto contra alguma superfície ou objeto duro, com dor que não melhora em 24 horas, devem ser avaliados para afastar fraturas como do punho (fratura do rádio distal), fratura do escafoide (principal osso do punho – carpo) ou, até mesmo, lesões ligamentares do punho (pulso aberto), explica o Doutor.”

Você possui algum problema nas mãos? Ortopedista especialista explica

Mas o problema não acaba por aí. Quanto mais tempo demorarmos para procurar uma avaliação especializada, pior: “Se diagnosticada em fases iniciais, a grande maioria destas patologias são plausíveis de tratamento conservador (não cirúrgico). Casos com diagnóstico incorreto, tratamento inadequado ou quando se tem um agravamento da patologia devido a demora em procurar um atendimento especializado, podem trazer alterações com sequelas definitivas e, até mesmo, irreversíveis, desde rigidez extrema das articulações, perdas de sensibilidade, atrofias muscular até dor crônica incontrolável. Nestas situações, a cirurgia pode ser a única maneira de curar ou amenizar os sintoma”, enfatiza.

Mas e o medo de precisar de cirurgia?

“Com a atual tecnologia, realizamos estes procedimentos com uma anestesia mais leve e regional, sendo auxiliado através da instrumentação por vídeo-cirurgia (popularmente conhecida como cirurgia a laser). Tudo isto acaba promovendo maior segurança, menor agressão tecidual devido tratamento minimamente invasivo com pequeníssimos cortes, proporcionando maior alívio dos sintomas e uma recuperação muito mais rápida para o paciente. Logicamente que a cirurgia deve ser sempre o último recurso a ser utilizado, com a falha de todos os outros tratamentos”, recomenda Dr. Leandro.

Depois desta dica, com certeza ficarei mais atento com as minhas mãozinhas. Tá com problemas nas mãos? Corre agendar consulta com especialista!


SOBRE O ESPECIALISTA

Você possui algum problema nas mãos? Ortopedista especialista explica
Dr. Leandro Viecili (foto divulgação)

Dr. Leandro Viecili é médico com especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Municipal do Tatuapé em /SP, possui Mestrado e especialização em Cirurgia da Mão pela Santa Casa de São Paulo/SP, com atualizações em traumatologia da mão no Internacional Bone Research Association em Miami – Flórida/EUA e Instituto de Anatomia da de Graz/Aústria. Diretor Técnico do Instituto da Mão MS-HAND em /MS, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) Regional Norte-Centro Oeste.

Contato para consulta ou Whatsapp: (67)99837-1520
Email: [email protected]
Site: https://www.drleandroviecili.com
Facebook: https://www.facebook.com/drleandroviecili/?ref=bookmarks
: @dr.leandroviecili