Empreendimento da HVM Incorporações é o primeiro residencial do estado a conquistar a certificação

O Vertigo Premium Studios reúne diferenciais inovadores de arquitetura, lazer e tecnologia, e tem atraído a atenção de Campo Grande desde o seu lançamento, no início do ano passado. Agora, o empreendimento acaba de ganhar um novo motivo para se destacar: foi certificado com o selo AQUA-HQE de Sustentabilidade, tornando-se o primeiro empreendimento residencial do estado, segundo do Centro-Oeste, com essa certificação.

Concedida pela Fundação Vanzolini, a certificação atesta a alta qualidade ambiental, avaliando critérios construtivos e operacionais rigorosos. De acordo com a consultora Clarice Degani, o Vertigo foi certificado na fase Pré-Projeto e ainda terão mais duas auditorias, uma para a fase Projeto e outra para a fase Execução, que devem começar a partir do primeiro semestre de 2018.​

“A relação do empreendimento com o seu entorno é uma das categorias tratadas como prioridade, uma vez que o adensamento urbano não pode ocorrer sem considerar a formação de uma paisagem urbana agradável e o favorecimento da mobilidade de baixa emissão. Além disso, o sistema de gestão da qualidade da HVM garante a seleção qualificada de fornecedores de materiais e de serviços, reduzindo o impacto ambiental da obra. Outra categoria observada é o conforto visual, ou seja, a capacidade de prover iluminação adequada a partir das unidades habitacionais, conciliando a qualidade visual com a redução do consumo de energia elétrica”, explica a consultora.

O engenheiro civil e Gestor de Planejamento da HVM, Bruno Viana, conta que desde a concepção do projeto, a empresa priorizou seu compromisso com o meio ambiente e essa certificação valida o esforço que vem sendo aplicado nesse sentido.

“Todos os projetos do empreendimento foram desenvolvidos a partir de diretrizes que consideram a cultura local e a sustentabilidade da construção. É um trabalho detalhado, minucioso e que durará até 2020, mas que a HVM faz questão e sente orgulho de realizar, pois queremos e vamos entregar uma construção inteligente e responsável para os nossos clientes e às gerações futuras”, afirma.

Ações sustentáveis
Já no período das obras, o sistema específico de captação e reuso de água da chuva abastece as atividades do canteiro e a coleta seletiva do lixo destina corretamente cada tipo de resíduo.

Utilizar uma fonte renovável de energia também foi uma das escolhas da HVM para o Vertigo, que possui painéis solares fotovoltaicos para geração de energia e aquecimento solar de água.

Banheiros de uso comum terão torneiras com temporizadores para evitar o desperdício de água e sensores de presença nas áreas de circulação reduzirão o consumo de Energia.

Sobre o Selo AQUA
Lançada em 2008, pela Fundação Vanzolini, a certificação de sustentabilidade AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental) trouxe uma proposta de mudança na cultura da construção civil brasileira.

O sistema de avaliação de desempenho ambiental brasileiro é uma versão da certificação francesa HQE (Haute Qualité Environmentale), concedida por meio de rigoroso processo de auditorias presenciais em quatro fases do empreendimento: pré-projeto, projeto, execução e operação e uso.

A certificação AQUA-HQE para edificações baseia-se em 14 critérios de desempenho que devem ser atingidos em níveis base, boas práticas e melhores práticas, ultrapassando as exigências que correspondem à regulamentação vigente ou prática corrente, distribuídas equilibradamente em conforto, saúde e baixo impacto ambiental.

 

HVM Incorporações

A incorporadora comemorou, em 2017, o sucesso de vendas no lançamento do Vertigo Premium Studios – que será o prédio mais alto da cidade – com 100% de comercialização em apenas doze dias. Em seguida, a empresa reafirmou seu compromisso com os clientes, surpreendendo-os com a entrega do Belvedere Residence oito meses antes do prazo contratual.

Para saber mais sobre a HVM Incorporações, acesse www.hvmincorporacoes.com.br ou ligue 3378-3400.