Storytelling: o que é e como contar histórias envolventes?
Storytelling é o ato de contar histórias por meio de enredo elaborado e de narrativa envolvente, utilizando palavras e recursos audiovisuais. A técnica ajuda a promover uma marca, vender serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência no Marketing e na Publicidade e, com certeza, você já foi impactado com alguma propaganda com essa t…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Storytelling é o ato de contar histórias por meio de enredo elaborado e de narrativa envolvente, utilizando palavras e recursos audiovisuais. A técnica ajuda a promover uma marca, vender serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência no Marketing e na Publicidade e, com certeza, você já foi impactado com alguma propaganda com essa técnica na TV. “Storytelling é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras”, definição do National Storytelling Network (NSN).
A narrativa é uma forma natural de expressão da mente humana. Quando somos crianças, brincamos em formato de narrativa sem que ninguém tenha nos ensinado como fazer isso. A comunicação entre os adultos também usa este recurso, de uma forma um pouco mais sofisticada, com o objetivo de encantar e impressionar um determinado público. A estratégia funciona, basicamente, com os mesmos conceitos: utilizando histórias para apresentar fatos.
Qual a importância do storytelling para uma marca?
O storytelling é uma ferramenta importante e atual, utilizada para promover diferentes sentimentos nas pessoas, a técnica apela para um lado mais sensível, artístico e que remeta emoções. Uma boa história precisa ser autêntica, criativa, cria uma conexão emocional e pessoal, inspira ação e comunica-se diretamente com o interlocutor. Quando a marca tem uma narrativa interessante e apresenta o seu produto ou serviço de forma sutil e cativante, o seu potencial cliente fica mais próximo dela, criando uma relação entre o consumidor e a empresa.
Um design eficiente também faz parte de um bom storytelling. A disposição de imagens de qualidade, palavras-chave e textos criativos e compreensível permite que o conteúdo seja absorvido e gere resultado para empresa. A história precisa ser contada com início, meio e fim, sendo capaz de interligar eventos que fazem sentido para a marca e ainda incentivar a geração de expectativas do público da marca, que serão construídas em parceria com ele.
Adriele Oliveira – Agência Educa Mais Brasil
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.