Storytelling: o que é e como contar histórias envolventes?

Storytelling é o ato de contar histórias por meio de enredo elaborado e de narrativa envolvente, utilizando palavras e recursos audiovisuais. A técnica ajuda a promover uma marca, vender serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência no Marketing e na Publicidade e, com certeza, você já foi impactado com alguma propaganda com essa t…

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Storytelling é o ato de contar histórias por meio de enredo elaborado e de narrativa envolvente, utilizando palavras e recursos audiovisuais. A técnica ajuda a promover uma marca, vender serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. O storytelling é utilizado com frequência no Marketing e na Publicidade e, com certeza, você já foi impactado com alguma propaganda com essa técnica na TV. “Storytelling é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras”, definição do National Storytelling Network (NSN).

A narrativa é uma forma natural de expressão da mente humana. Quando somos crianças, brincamos em formato de narrativa sem que ninguém tenha nos ensinado como fazer isso. A comunicação entre os adultos também usa este recurso, de uma forma um pouco mais sofisticada, com o objetivo de encantar e impressionar um determinado público. A estratégia funciona, basicamente, com os mesmos conceitos: utilizando histórias para apresentar fatos.

 

Qual a importância do storytelling para uma marca?

 

O storytelling é uma ferramenta importante e atual, utilizada para promover diferentes sentimentos nas pessoas, a técnica apela para um lado mais sensível, artístico e que remeta emoções. Uma boa história precisa ser autêntica, criativa, cria uma conexão emocional e pessoal, inspira ação e comunica-se diretamente com o interlocutor. Quando a marca tem uma narrativa interessante e apresenta o seu produto ou serviço de forma sutil e cativante, o seu potencial cliente fica mais próximo dela, criando uma relação entre o consumidor e a empresa.

Um design eficiente também faz parte de um bom storytelling. A disposição de imagens de qualidade, palavras-chave e textos criativos e compreensível permite que o conteúdo seja absorvido e gere resultado para empresa. A história precisa ser contada com início, meio e fim, sendo capaz de interligar eventos que fazem sentido para a marca e ainda incentivar a geração de expectativas do público da marca, que serão construídas em parceria com ele.

 

 Adriele Oliveira – Agência Educa Mais Brasil

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