Prefeito de Dourados quer transformar tronco de árvore gigante em atração turística

Seringueira centenária caiu sobre carros e tronco foi deixado em calçada pela gestão anterior

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Prefeito esteve no local da queda árvore (Foto: reprodução, Facebook)

Os restos da seringueira gigante que desabou sobre veículos estacionados na Rua dos Missionários com a Rua João Vicente Ferreira, em Dourados, no dia 3 dezembro do ano passado, podem virar atração turística. A ideia foi lançada nesta segunda-feira (6) pelo prefeito Marçal Filho (PSDB).

O tronco de quase 50 toneladas foi deixado pela gestão anterior, que fez apenas a desobstrução do cruzamento. Na época, uma força tarefa, que incluiu o apoio do exército.

Acompanhado pelo chefe da Defesa Civil de Dourados, Marçal visitou para estudar a sua remoção. Entretanto, em live transmitida em suas redes sociais, o prefeito de Dourados pediu a opinião dos internautas para solucionar o problema.

“Não sei se é loucura isso. Aqui é uma área pública. E eu já vi muita gente vido aqui tirar fotos. Será que a gente desse uma limpadinha nela, deixasse bonita e desse uma urbanizada aqui, colocasse uns ugares para as pessoas tomarem um tereré, não é uma boa ideia?”, perguntou o prefeito.

A sugestão parece ter sido bem recebida por alguns. “Uma ótima ideia, colocar alguns bancos para o povo sentar plantar umas árvores de pequeno porte frutíferas ficaria muito lindo”, comentou Ivete Aparecida.

“A minha opinião é que seja retirada. Onde é para tomar tereré à noite, fica a marginalidade que se droga. Pode ver onde tem praça”, disse Clair Novaes.

Entenda o caso:

Cinco carros e duas casas foram total ou parcialmente destruídos pela queda da árvore no bairro Jardim Paulista, região central de Dourados. Os prejuízos ainda não foram totalmente calculados.

Totalmente destruído, um veículo Voyage não tinha seguro. Além dele, um Citroen também foi completamente destruído e três caminhonetes sofreram danos. A energia elétrica do bairro foi suspensa para a retirada da árvore.

A motorista do Voyage, de 20 anos, contou que havia estacionado embaixo da árvore há apenas 20 minutos, quando ouviu o barulho da queda.

Arvore caiu no dia 3 de dezembro sobre veículos (foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Moradores tinham autorização para remoção

Documento do Instituto de Meio Ambiente de Dourados, de março de 2023, autoriza a retirada da árvore, mediante ao cumprimento de várias exigências. No documento, explica que a árvore da espécie seringueira, teve seu tombamento revogado em dezembro de 2021.

O documento afirma que os motivos para a retirada se enquadram em lei, o requerente se comprometeu ao plantio de muda no local e pagamento de compensação ambiental. A autorização tinha prazo de 180 dias e expirou em setembro de 2023.

Em abril do ano passado, ofício assinado pelo secretário municipal de Governo, Wellington Henrique Rocha, mostra que a retirada da árvore foi “inserida no cronograma de trabalho da secretaria”, o serviço não foi executado.

Conteúdos relacionados

luiza transporte
assomasul