Pular para o conteúdo
Transparência

Pacientes de Dourados com fibromialgia terão laboratório para atendimento no HU

Serviço conta com equipe multiprofissional e ficará disponível para os pacientes do SUS
Marcos Morandi -
HU-UFGD disponibilizou laboratório (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Após aprovação e sanção da Lei de Fibromialgia, passa a ter um ambulatório multiprofissional especializado no tratamento da fibromialgia no (Hospital Universitário da Federal da Grande Dourados). O local já está disponível para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

O anúncio foi feito pelo médico Hermeto Macario Amin Paschoalick, superintendente do HU. O novo ambulatório é uma iniciativa do HU, impulsionada pela efetivação da Lei nº 5.112, de 24 de novembro de 2023, de autoria da presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla.

A Lei equipara os direitos das pessoas com fibromialgia aos das pessoas com deficiência. A iniciativa representa uma conquista histórica para os pacientes que convivem com essa condição crônica e debilitante.

“Esse é um avanço imenso. A criação do ambulatório e a entrega das carteirinhas de identificação são medidas que trazem dignidade, visibilidade e respeito às pessoas com fibromialgia”, explica a vereadora.

Segundo ela, a Lei 5.112 nasceu para garantir direitos básicos como atendimento prioritário, vagas de estacionamento, assentos preferenciais e acesso facilitado ao sistema de saúde.

Equipe multiprofissional

O ambulatório contará com equipe multiprofissional formada por médico reumatologista, médico psiquiatra, educador físico e fisioterapeuta, além de perspectivas de ampliação com psicólogos e outros profissionais da saúde.

O paciente diagnosticado poderá iniciar seu atendimento em uma unidade básica de saúde de sua região. Após avaliação com o clínico geral, se houver suspeita de fibromialgia, será encaminhado ao HU para o tratamento com a equipe especializada.

“Todos os pacientes serão triados inicialmente pela reumatologista, que encaminhará para os demais serviços de apoio. Esse é um passo significativo para fortalecer o papel do HU, da e da EBSERH na integração com o SUS e com a gestão municipal de saúde”, afirmou Hermeto Paschoalick.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Do Mainframe à Inteligência Artificial

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Rapazes são baleados no calcanhar e nas nádegas por desconhecido no Aero Rancho

Últimas Notícias

Polícia

Motociclista cai ao desviar de quebra-molas e é socorrido em estado grave para a Santa Casa

Estudante de 26 anos foi socorrido para a Santa Casa em estado grave após cair da moto na Avenida João Júlio Dittimar, Vila Silva Regina, Campo Grande. Segundo o boletim de ocorrência, ele tentou desviar de um quebra-molas na via, mas perdeu o controle da direção. O acidente aconteceu neste sábado (19), por volta de … Continued

Brasil

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Filho do ex-presidente sugeriu trocar as taxas por sanções individuais

Publieditorial

Entrevista com Urandir Fernandes de Oliveira: “Dakila Pesquisas trabalha em benefício de toda a humanidade”

Nascido em Marabá Paulista-SP, Urandir Fernandes de Oliveira é um nome que, sistematicamente, ressoa no mundos dos negócios e das pesquisas científicas.

Mundo

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Declarações foram dadas em resposta às medidas restritivas aplicadas pelo STF