Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS arquiva denúncia contra fiscalização de vereadora em UPAs de Dourados

Promotor pediu o arquivamento por entender que as denúncias relatadas devem ser investigadas pela polícia
Fábio Oruê -
vereadora
Vereadora Isa Marcondes (Republicanos) (Reprodução Redes Sociais)

O MPMS (Ministério Público de ) arquivou a denúncia contra a vereadora Isa Marcondes (Republicanos) por fiscalização supostamente indevida e exposição de médicos nas redes sociais, em .

No entendimento do promotor de Justiça, Amílcar Araújo Carneiro Júnior, as denúncias contra a parlamentar são pontuais contra os profissionais e devem ter investigações criminais pelas autoridades competentes.

“[…] prática deve ser investigada criminalmente por meio de ato próprio impulsionado pelas supostas vítimas, tendo como destinatário a autoridade competente, para a deflagração de investigação em caderno inquisitivo com base em indícios mínimos da materialidade e autoria das infrações penais”, diz.

A denúncia menciona atos de coação, ameaça e assédio contra os profissionais da saúde de Dourados. Os atos teriam acontecido nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida.

Isso porque a vereadora teria adentrado rotineiramente em áreas restritas, incluindo a área vermelha — local destinado a pacientes em estado grave e com alto risco de contaminação.

Por outro lado, a parlamentar se defendeu dizendo que as fiscalizações acontecem com a chefia imediata do local, que a orientam onde deve ou não entrar.

Arquivamento

Além disso, os denunciantes também relatam que Isa xinga a classe médica, chamando-os de “jumentos”, “preguiçosos” e “incompetentes”.

Segundo eles, essas condutas têm provocado reações negativas entre seus seguidores nas redes sociais, instigando a população contra os profissionais de saúde. Entretanto, o promotor promoveu o arquivamento do caso.

Disputas continuam

O caso arquivado começou a tramitar em janeiro de 2025, mas as fiscalizações da vereadora começaram ainda quando ela, que foi a mais votada de Dourados em 2024, não tinha sido diplomada.

E não pararam por aí. No mês passado, uma das ‘batidas’ terminou na delegacia, após bate-boca entre a vereadora e um médico. Ela acabou como alvo de ação civil coletiva com pedido de liminar para retirar das redes sociais os vídeos feitos em unidades de saúde.

O processo movido pelo Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) pede multa de R$ 50 mil para cada caso de descumprimento.

A parlamentar já se livrou de um pedido de cassação do mandato protocolado por um médico na Câmara de Vereadores de Dourados. O profissional da saúde alegou que a política promovia ‘pão e circo’ aos seguidores, em troca de likes nas redes sociais. O pedido passou por apreciação dos vereadores, mas acabou rejeitado na ocasião

Caso de polícia

A discussão envolvendo a vereadora e um clínico geral da Unidade Básica de Saúde do distrito de Indápolis terminou em denúncia de desacato e difamação. O caso, com acusações mútuas, aconteceu na tarde e se estendeu até a noite.

O incidente expôs tensões entre a fiscalização do serviço público e a atuação dos profissionais de saúde na cidade. Segundo relatos, a vereadora teria comparecido ao posto de saúde onde o médico trabalha, questionando sua presença e horários de atendimento.

A discussão entre os dois ficou acalorada e resultou na alegação de voz de prisão por parte da vereadora. Os servidores acionaram a Guarda Municipal e, juntamente com a Polícia Militar, acompanharam os envolvidos até a Depac (Delegacia de Prono Atendimento Comunitário).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Deputado Federal Fábio Trad

‘Trad é família e não seita’, defende Fábio ao anunciar apoio a Lula em 2026

Após pressão de CPI, Consórcio Guaicurus deve contratar seguro de veículos

Motor de geladeira pega fogo e casa fica parcialmente destruída após incêndio em Corumbá

Ação social visa oferecer vagas de emprego para egressos e familiares em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Dengue: 50 mil crianças e adolescentes não tomaram as duas doses da vacina na Capital

Últimas Notícias

Política

Processo contra Carla Zambelli no Brasil é nulo, defende Pollon sobre prisão de deputada na Itália

"Ela sabe que no Brasil jamais terá um processo minimamente justo", disse Pollon

Famosos

Solteira, Virgínia Fonseca recebe caminhão de flores de cantor comprometido

Virgínia Fonseca deu o que falar ao mostrar que recebeu um caminhão de flores de um cantor sertanejo comprometido; entenda o que rolou

MidiaMAIS

Veio morar? Atriz Cláudia Ohana desembarca em Mato Grosso do Sul; saiba o motivo

"Vou juntar duas coisas maravilhosas, cinema e natureza", declarou a artista sobre a vinda ao Estado

Polícia

Pistoleiro ferido em tiroteio na fronteira permanece em UTI e sob custódia da polícia

As autoridades paraguaias prenderam oito pessoas, após encontrar balaclavas, coletes à prova de balas com nomes da Senad e armas de fogo