Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS abre inscrições para lista tríplice para indicar membro para concorrer à vaga no Conselhão

Ex-PGJ Paulo Passos integra o CNMP em seu segundo mandato e não poderá ser reconduzido
Gabriel Maymone -
cnmp corregedoria
Sede do CNMP (Divulgação)

O PGJ (Procurador-Geral de Justiça), Romão Ávila Milhan Júnior, publicou no diário do MPMS (Ministério Público de ) desta terça-feira (25), aviso para membros que desejam concorrer a uma vaga no (Conselho Nacional do Ministério Público).

Conforme a publicação, o PGJ vai receber os requerimentos dos interessados entre os dias 25 e 27 de março. A lista tríplice será submetida ao PGJ, que irá indicar um nome ao Conselhão do MP, em .

Atualmente, compõe o quadro de membro do CNMP o ex-PGJ de MS, procurador de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, com mandato até 2026. Por tratar-se de seu segundo mandato, ele não poderá ser reconduzido novamente.

O nome precisa passar por aprovação também no Senado e, depois, ser submetido ao Presidente da República.

Além de Passos, representam o MP dos estados Moacyr Rey Filho, do Distrito Federal, Ivana Lúcia Franco Cei, do Amapá, e Fernando da Silva Comin, de Santa Catarina. Também integram o Conselhão representante da Câmara Federal, Senado, STJ (Superior Tribunal de Justiça), MPM (Ministério Público Militar), MPF (Ministério Público Federal). O presidente é o PGR (Procurador-Geral da República), Paulo Gonet.

Os conselheiros têm como obrigação participar das reuniões do Plenário e/ou das comissões, quando convocados, com direito à palavra e voto. Cabe a eles também elaborar projetos, propostas ou estudos sobre matérias de competência do CNMP.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Sessão no CNMP com presença do atual PGJ e de Paulo Passos ‘enterrou’ denúncia contra Alexandre Magno

No dia 12 de novembro do ano passado, o CNMP arquivou a denúncia contra o ex-PGJ, Alexandre Magno. A sessão contou com voto do antecessor de Magno no cargo de PGJ, atual conselheiro Paulo Cézar Passos. Além disso, o atual chefe do MPMS, Romão Ávila Milhan Júnior, estava presente no plenário do Conselho.

Inconformado com a decisão, o , André de Menezes, conversou com a reportagem do Jornal Midiamax. Ele aponta que houve corporativismo na decisão do Conselho Nacional. “Você tem no CNMP um integrante do órgão estadual [Paulo Passos] e o atual PGJ [Romão Júnior] estava lá na sessão. Tudo isso faz pressão para manter o corporativismo”, disparou.

A presença do atual PGJ durante sessão que poderia resultar em procedimento disciplinar contra seu procurador-adjunto e antecessor como chefe do MPMS causou estranheza ao advogado. “Você não manda o presidente se pode mandar um secretário. Se ele [Romão] estava lá é porque tem algum motivo para isso. Mas, minha parte como cidadão estou fazendo, se quiserem manter esse corporativismo, fica a critério deles”, pontuou.

Ao Jornal Midiamax, o advogado reforçou que ainda cabe recurso junto ao CNMP, mas que irá esperar a publicação do acórdão para analisar a linha de atuação. André de Menezes também afirmou que poderá levar o caso ao STF (Supremo Tribunal Federal) – que tem a competência para julgar esse tipo de caso. “Se necessário for, vamos judicializar isso”, reforçou.

Ex-PGJ, Alexandre Magno, foi alvo de denúncia no CNMP e caso pode ir parar no STF (Divulgação MPMS)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em visita ao Brasil, Angelina Jolie participa de rituais no Xingu com líderes indígenas

452 Kg de cocaína é apreendido em caminhão com minério de ferro na BR-262

Golpe das tarifas recíprocas de Trump foi maior do que se esperava, aponta Capital Economics

VÍDEO: ônibus escolar quase se envolve em tragédia durante ultrapassagem proibida na BR-163

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Vasco vacila no final e fica no empate com o Melgar na estreia da Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

A vitória faz com que a equipe divida a liderança do Grupo D com o Libertad

Esportes

Seleção feminina treina nos EUA para reencontro com donas da casa

Entre as convocadas, a novidade é Luany

Emprego e Concurso

Comarca de Bonito abre inscrições para processo seletivo de estágio

Inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril

Brasil

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Agora, o texto segue para sanção presidencial