Pular para o conteúdo
Transparência

Mais de 3 anos após denúncia de exploração sexual, Patrola ainda não foi ouvido pela Justiça

Indícios mostram que Patrola atraiu vítimas até fazenda para que fizessem programas sexuais
Fábio Oruê -
patrola
Empreiteiro André Luiz Santos, o Patrola (Arquivo, Midiamax)

A Justiça ainda não ouviu o empreiteiro André Luiz Santos, o Patrola, mesmo passados mais de três anos da denúncia de favorecimento a prostituição e exploração sexual. Primeira audiência, marcada para outubro, não aconteceu.

Segundo o de defesa de Patrola, Fábio de Melo Ferraz, a audiência ainda não ocorreu. A denúncia também implicou o ex-prefeito de e atual vereador Marquinhos Trad (PDT). Entretanto, em agosto, o parlamentar foi absolvido sumariamente pela Justiça de duas denúncias de assédio sexual.

Na denúncia contra Patrola, consta que ele teria atraído as vítimas para a fazenda onde estava por meio de mensagens [para fazer programa sexual] “que demonstra que o suposto crime teria se consumado nesta capital, quando o agente teria induzido ou atraído a vítima, independente da ocorrência ou não de efetiva prostituição“, pontua a juíza.

Ainda, completa que fatos narrados no inquérito policial devem ser esclarecidos no decorrer do processo. “Quanto a alegação de que falta justa causa para a persecução penal, eis que não ‘mandou mensagens e não convidou’ as supostas vítimas para irem a sua fazenda. Tais aspectos envolvem questão de mérito, passível de análise somente após a instrução processual, a ser realizada”.

Por fim, ressaltou que provas como boletim de ocorrência, laudos periciais e outros documentos sustentam o prosseguimento do processo.

Processo desmembrado

Após a absolvição de Marquinhos, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) recorreu da decisão, conforme Ferraz. Com isso, ação penal foi desmembrada em relação a Marquinhos.

“Por sua vez, o feito prosseguirá em face do corréu André Luiz dos Santos, para instrução processual, tornando-se inviável a remessa deste feito ao E. Tribunal de Justiça para julgamento das apelações, razão pela qual determino o desmembramento do feito em relação ao réu Marcos Marcello Trad, com as anotações necessárias”, diz publicação no Diário Oficial da Justiça desta segunda-feira (10).

Empreiteiro apontado como laranja de políticos

Apontado como laranja de políticos, o empreiteiro André Luiz dos Santos, o Patrola, possui ligações com a família Trad. Além do inquérito com Marquinhos pelos crimes sexuais – o qual o ex-prefeito foi absolvido -, também move duas ações de despejos contra outros membros da família, por falta de pagamento de aluguéis em apartamentos de sua propriedade.

Os casos reforçam indícios de laços que o empreiteiro possuía com a família e esquema de laranjas exposto pelo Jornal Midiamax em junho de 2023.

Patrola também é denunciado por corrupção

Patrola, e outros empreiteiros foram denunciados pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por desvios em contratos de cascalhamento e locação de máquinas que ultrapassam R$ 300 milhões, segundo investigações. A maioria dos contratos foi firmada durante a gestão do ex-prefeito Marquinhos Trad (PDT).

A denúncia foi feita em agosto pelo MPMS e aguarda análise do juiz Waldir Peixoto Barbosa, da 5ª Vara Criminal de Campo Grande. Também figuram entre os denunciados o ex-secretário de obras da Prefeitura de Campo Grande, Rudi Fioresi, empreiteiros, supostos laranjas da organização criminosa e servidores.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, no total 12 pessoas foram denunciadas por crimes como peculato, corrupção, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Associação Esportiva Campo Grande de Vôlei participa da Superliga C Feminina em Sorriso

MPMS: nota zero em transparência e dados ocultos sobre altos ganhos de membros

Situação grave, diz MPMS sobre grito de guerra violento da PM

Incêndio atinge obra abandonada de escola no Residencial Celina Jallad

Tem até k-pop: UFMS abrirá inscrições na segunda-feira para aulas de dança em estilos variados

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Peão morre após ser atacado por touro em área rural de Aquidauana

Últimas Notícias

Cotidiano

Grêmio Santo Antônio vence Ivinhema e se aproxima da final do Estadual Sub-20

Jogando fora de casa, o time de Campo Grande venceu a equipe do sul do estado pelo placar de 1 a 0, com gol de João Pedro

Brasil

“Nossa prioridade é despolitizar o tarifaço”, diz Fernando Hadad

Ministro da Fazenda deve se reunir com secretário do Tesouro norte-americano na próxima semana  

Cotidiano

Bancos de leite de MS receberão R$ 900 mil para qualificação e ampliação de serviços

Destinatários dos investimentos federais são quatro bancos de leite em Capo Grande e um em Dourados

Trânsito

Jovem embriagado colide contra poste e é preso em Jardim

O rapaz passou por um teste de bafômetro, que deu positivo