O TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) criou uma Turma Regional de Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande, para descentralizar a prestação jurisdicional de segundo grau no Estado.
A Justiça Federal informou que a unidade será composta por três desembargadores federais e terá competência sobre processos da seção judiciária de MS, exceto em ações criminais e de improbidade administrativa.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) se reuniu com o presidente do TRF-3, Carlos Muta, para falar da medida que beneficia a atuação do Tribunal Federal regionalmente. O Tribunal é responsável por São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A resolução (33/2025), que normatizou a criação, considerou o direito igualitário às populações dos estados que compõem a Justiça Federal da 3ª Região de acesso direto, próximo e integral aos serviços de segunda instância.
Também levou em conta a eficiência em atribuir a órgão colegiado local o julgamento de processos com temas associados às particularidades regionais, como populações tradicionais, conflitos fundiários, agrários e ambientais.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.