Pular para o conteúdo
Transparência

Investigação apura ‘farra’ com eventos de inauguração em obras inacabadas

Promotoria confirmou uso de recursos públicos com infraestrutura para shows e alimentação, incluindo a doação de bovinos para churrascos, estrutura de som, tendas, banheiros químicos e atrações artísticas
Vinicios Araujo -
Prefeitura fez festa de inauguração mesmo sem a ponte estar equipada com itens de segurança (Foto: Arquivo/Prefeitura de Paranaíba)

A 2ª Promotoria de Justiça de prorrogou por mais um ano o nº 06.2024.00000195-6, que apura supostas irregularidades na aplicação de recursos públicos em eventos de de obras da atual gestão municipal, das quais ainda não estariam devidamente preparadas para uso público.

A investigação teve origem em 2023 por meio de denúncia do então vereador Robson Queiroz de Rezende, que apontou a realização de festas custeadas com verba pública, inauguração de obras inacabadas e indícios de promoção pessoal do Maycol Queiroz (PSDB).

Entre os casos investigados estão as inaugurações da Ponte dos Coqueiros, Arena Ronaldinho, Praça Santo Antônio, Ponte de Concreto Diogo Pinhé, Casa de Velório Municipal e Praça da Iacal.

O MPMS já confirmou que houve uso de recursos públicos com infraestrutura para shows e alimentação, incluindo a doação de bovinos para churrascos e estrutura de som, tendas e banheiros químicos, além de atrações musicais custeadas por diferentes fontes, como a Lei Rouanet e o Governo do Estado.

Segundo o inquérito, o relatório de vistoria da Promotoria de Paranaíba destacou que a “Arena Ronaldinho” não possuía à época sinais de utilização, “pois o gramado e a estrutura continuam intocáveis, sofrendo com a ação do tempo, conforme relato de moradores do local, havendo, inclusive, cadeado no portão”.

Quanto à Ponte dos Coqueiros, a promotoria confirmou que apesar de não ter qualquer meio de segurança (mureta ou guardrail), populares estariam fazendo a travessia mesmo em meio a riscos de acidente.

A denúncia apresentada pelo vereador demonstrava as irregularidades encontradas pela promotoria. No registro da Notícia de Fato que originou o inquérito, Robson relata que na Arena Ronaldinho a grama sintética estaria em péssimas condições e “os recursos públicos sendo jogados fora, [uma vez que] a população não consegue usufruir dos investimentos feitos no município”.

“A inauguração de obras incompletas ou inacabadas, é particularidade inerente a atual gestão, afinal, não é novidade a realização de eventos grandiosos de inauguração de obras que não estavam completas”, afirmou o parlamentar à promotoria.

Resposta insuficiente

Apesar das respostas enviadas pelo Executivo, a Promotoria apontou lacunas e ausência de comprovantes em diversos pontos, especialmente em relação aos gastos com estrutura e alimentação em inaugurações pontuais.

Por isso, o MP determinou novo ofício ao prefeito para esclarecer se também houve festas em quatro praças: Praça da Escola Gustavo, Praça do Pax Vida, Praça Vereador Professor Antônio Marcos e Praça do Késio, com obrigação de apresentar todas as notas fiscais, empenhos e comprovantes de pagamento, se houver.

O caso permanece em apuração e não há, até o momento, assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta.

Outro lado

A reportagem buscou o prefeito Maycol Queiroz (PSDB) para comentar o fato, mas até o fechamento da matéria não havia encaminhado o posicionamento solicitado. O espaço segue aberto para manifestação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Bolsonaristas marcam segundo ‘adesivaço’ em Campo Grande para pedir anistia e ‘Fora Moraes’

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Mato Grosso do Sul tem redução de quase 30% nos casos de exploração sexual infantil

Últimas Notícias

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)

Brasil

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Decisão do TJDFT muda sentença da primeira instância

Polícia

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Condutores dos veículos tentaram fugir ao avistarem patrulhamento policial