Pular para o conteúdo
Transparência

‘Farra’ dos combustíveis em cidade de MS vira inquérito civil no MPMS

Gasto elevado com abastecimento virou alvo de investigação
Thalya Godoy -
Abastecimento de combustível (Ilustrativa - Freepik).

O MPMS (Ministério Público de ) abriu inquérito civil para investigar a denúncia de ‘farra’ dos combustíveis pelo chefe de gabinete da Prefeitura de , a 253 km de . O procedimento também visa apurar a suposta exoneração do então Procurador-Geral do Município porque estaria investigando os gastos excessivos com abastecimento dos veículos. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme já noticiado pelo Midiamax, a Procuradoria-Geral do município de Coxim chegou a solicitar esclarecimentos sobre os gastos exorbitantes no “cartão corporativo” da Prefeitura, feitos pelo chefe de gabinete Ivaldo Lopes.

Segundo ofício encaminhado em agosto de 2021 pelo procurador-geral, Adriano Loureiro Fernandes, foram consumidos 6,3 mil litros de gasolina e diesel nos primeiros sete meses de 2021.

Conforme informado pelo procurador, o relatório de movimentação do cartão cadastrado no CPF da chefia de gabinete foi de em média R$ 4.793,51 por mês. Neste sentido, ficou constatado que, entre os meses de janeiro a julho, foram utilizados 4.218,56 litros de gasolina, chegando ao consumo equivalente de 20,8 litros por dia. No mesmo período, foram 2.134,07 litros de diesel, uma marca de 10,16 litros de combustíveis consumidos por dia.

Neste sentido, a Procuradoria queria saber quais eram, a quem pertenciam e por quais motivos os veículos foram abastecidos. No entanto, o assunto virou polêmica e o procurador acabou pedindo exoneração do cargo.

Inquérito no MPMS

O Ministério Público realizou oitivas com alguns dos envolvidos durante as investigações. O promotor de Justiça, Dr. Michel Maesano Mancuelho, promoveu o arquivamento do inquérito. 

Em depoimento, o , o chefe de gabinete e a secretária de Gestão do Município explicaram que, na troca de gestão do executivo, houve redução no número de cartões para abastecimento de combustíveis entregues para os servidores, passando de 88 para 26. Assim, o chefe de gabinete Ivaldo passou a abastecer com o seu cartão algumas secretarias e gerências específicas, o que teria justificado o valor do consumo alto no cartão. 

O Procurador Municipal, Adriano Loureiro Fernandes, declarou que a exoneração do cargo foi a pedido, “relatando ter sido pressionado em razão da execução de certidões de dívida ativa, citando protocolo de pedido de abertura de PAD em seu desfavor pelo vereador Carlos Henrique”. 

Já sobre o procedimento aberto para apurar os gastos de combustíveis, ele informou que, em reunião realizada após a abertura da investigação ter sido noticiada pela imprensa, o prefeito teria exigido o arquivamento do procedimento. O prefeito Edilson Magro (PP) negou a acusação de ameaças ao procurador para investigar o caso. 

O conselheiro do MPMS, Rogério Augusto Calábria De Araújo, votou pelo arquivamento do procedimento porque “não foram juntados aos autos elementos, ainda que mínimos, no sentido de prática de ilícito, muito menos de ato doloso de administrativa que justifique o prosseguimento deste procedimento e/ou a propositura de ação de improbidade administrativa”, afirmou. 

O Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de Coxim para perguntar sobre o assunto. Em resposta, foi informado que o caso foi arquivado pela 1ª Promotoria de Coxim. Contudo, o inquérito civil ainda precisa passar pelo julgamento do Conselho Superior do Ministério Público, que decidirá pelo arquivamento definitivo ou não do caso. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Do Mainframe à Inteligência Artificial

Rapazes são baleados no calcanhar e nas nádegas por desconhecido no Aero Rancho

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Confusão entre vizinhos termina em agressão com pedrada na cabeça em Dourados

Últimas Notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Filho do ex-presidente sugeriu trocar as taxas por sanções individuais

Publieditorial

Entrevista com Urandir Fernandes de Oliveira: “Dakila Pesquisas trabalha em benefício de toda a humanidade”

Nascido em Marabá Paulista-SP, Urandir Fernandes de Oliveira é um nome que, sistematicamente, ressoa no mundos dos negócios e das pesquisas científicas.

Mundo

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Declarações foram dadas em resposta às medidas restritivas aplicadas pelo STF

Brasil

Morre, aos 89 anos, o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Filho de uma brasileira com um libanês, ele nasceu em Campo Grande