Pular para o conteúdo
Transparência

‘Farra das empresas convidadas’: Empreiteiro que tentou esconder celular em telhado diz que denúncia é frágil

Grupo denunciado pelo MP fazia 'rodízios' para vencer licitações de obras em Terenos
Gabriel Maymone -
Investigação do MPMS revelou esquema de corrupção na gestão do PSDB em Terenos (Nathália Alcântara, Jornal Midiamax)

A defesa do empreiteiro Genilton da Silva Moreira – da empreiteira de mesmo nome – tenta desqualificar denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para tentar livrá-lo de ação penal por . Ele foi preso no dia 13 de agosto, durante a Operação Velatus, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que revelou esquema da ‘farra das empresas convidadas’, que faziam ‘rodízio’ para fraudar licitações de obras em – município a 30 km de , administrado pelo prefeito Henrique Budke ().

Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, o empreiteiro, que agora tenta desqualificar a denúncia, tentou esconder celular e notebook das equipes para evitar a retenção de seus aparelhos para a investigação. Ele chegou a ser preso e passou a noite na delegacia.

Assim, o Pedro de Paula apresentou defesa prévia à Justiça alegando que a denúncia do MP descreve os fatos de “forma genérica e superficial”.

Para o defensor do empreiteiro, a forma como a denúncia foi feita restringe a realização de defesa técnica e, portanto, deve ser rejeitada pela Justiça. “Inexiste quaisquer comprovações, ainda que mínimas, que de o Acusado GENILTON tenha de fato auferido vantagem com o resultado das licitações de forma indevida, nem sequer que houve ganho ilícito com os processos licitatórios“, pontua.

Na denúncia, o MP aponta que Genilton, juntamente com grupo de empreiteiros e sob a batuta do ex-secretário de obras do município, Isaac Cardoso Bisneto, que permanece preso desde então, fraudavam licitações de obras.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Licitações fraudadas pelo grupo, segundo o Gaeco

Conforme a denúncia, a empresa de Genilton e a do empreiteiro Sansão Inácio Rezende venceram licitação para construção de quatro pontes de madeira no município, a qual Genilton receberia R$ 126 mil pelo serviço.

Porém, conforme dados extraídos de celulares do próprio Genilton, o MP aponta que eles teriam ajustado as propostas juntamente com outro empreiteiro para vencer o certame.

Leia também – Celular de empreiteiro revela como funcionava ‘farra das empresas convidadas’ em gestão do PSDB na prefeitura de Terenos

Na conversa, Isaac trata com Genilton supostamente sobre a licitação que ocorreria no mesmo dia, 11 de abril de 2022. O ex-secretário pergunta quem mais está com vocês, que segundo a denúncia, indica um ajuste prévio entre os empreiteiros.

Então, Genilton cita o nome dos colegas que acabaram participando mesmo da licitação, reforçando, segundo a denúncia, o conluio entre o grupo.

Outros diálogos reforçam o conluio do grupo. Por exemplo, conforme as investigações, o empreiteiro Sansão Inácio Rezende diz a Genilton que no dia seguinte seria publicada uma licitação ‘sua’, dando a entender que já estava tudo acertado entre o grupo.

Quanto a essas acusações, a defesa de Genilton minimiza, dizendo que “as provas apresentadas se concentram em termos utilizados em troca de mensagens, interpretadas em favor da acusação, sem qualquer respaldo fático para indicar a veracidade do suposto conluio”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Últimas Notícias

Charge

Habemus Papam

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição