‘Farra das diárias’: Ex-vereadores recorrem na Justiça contra nova condenação

No total, 12 processos tramitam na Justiça sobre o escândalo em Naviraí

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Câmara de Naviraí (Reprodução)

Condenado em mais uma ação, o ex-presidente da Câmara de Naviraí – a 358 km de Campo Grande -, Cícero dos Santos, recorre na Justiça para evitar a perda dos direitos políticos. O político é réu pelo escândalo conhecido como a “Farra das diárias”, revelada a partir da Operação Atenas, da PF (Polícia Federal), revelada em 2014. Este é um dos 12 processos que tramitam na Justiça sobre o caso.

Em setembro do ano passado, ele foi condenado em uma ação civil pública a devolver as quantias recebidas indevidamente, bem como pagamento de multa no valor de R$ 30 mil e a perda dos direitos políticos.

Na ação, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) apontou que Cícero validou pagamentos indevidos de diárias ao então vereador Jaime Dutra, que recebeu valores a partir de relatórios de viagens falsos.

À Justiça, Jaime negou ter praticado ilícitos e disse que as provas não seriam suficientes para caracterizar irregularidade nas viagens. Ele também apresentou apelação contra a sentença.

Na decisão, o juiz Eduardo Magrinelli Júnior destacou que “os fatos são extremamente graves visto que, como já falado, instalou-se do Poder Legislativo Municipal, com as eleições de 2012, verdadeira organização criminosa, liderada pelo seu Presidente Cícero dos Santos e com participação de todos os demais vereadores, funcionários, assessores, enfim, pode-se afirmar que, durante o período investigado, não havia outra atividade dos dirigentes que não a de surrupiar, sob todas e quaisquer formas, o dinheiro público, sendo o pagamento de diárias fraudulentas e penas uma dessas atividades“.

No recurso, Cícero argumentou que não há provas suficientes de que ele teria praticado ilícitos. Agora, o processo deve subir para o 2º grau e ser analisado pelo TJMS (Tribunal de Justiça de MS).

Leia também – Justiça condena ex-presidente da Câmara de Naviraí e mais três ex-vereadores por ‘farra das diárias’

Operação Atenas: ‘Farra das diárias’

A Operação Atenas teve desdobramentos no âmbito criminal e também na esfera cível, na qual cada um dos 13 vereadores envolvidos no esquema de recebimento indevido de diárias responde a uma ação civil pública. Todos eles perderam seus mandatos, seja por cassação ou renúncia.

À época, as investigações apontaram a existência de um esquema criminoso para pagamento de diárias fraudulentas. Sob a liderança do então presidente da Câmara, os vereadores apresentavam relatórios falsos de viagens e compromissos que nunca fizeram ou cumpriram, apenas para justificar o recebimento da verba desviada.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados