Há pouco pelo menos cinco vereadores dos 13 que compõem o corpo da Câmara de Vereadores de Naviraí foram levados escoltados e em carros até a sede da PF (Polícia Federal). Dentre eles, está o presidente da Casa de Leis, Cícero dos Santos (PT), conhecido como “Cicinho do PT”, e a esposa, a empresária Mainara Malinski, conhecida como “Mainara Bogdana”.

Na PF também estão os vereadores Marcus Douglas Miranda (PMN), Solange Melo (PSDB) e o segundo secretário Adriano José Silvério (PMDB). Apenas um vereador conduzido até a polícia, não teve o nome divulgado. Além disso, não foi informado se eles estão detidos por conta dos dez mandados de prisões, entre temporária e preventiva, ou se foram conduzidos coercitivamente para prestar esclarecimento.

A ação faz parte da Operação Atenas desencadeada pelos 200 agentes da PF e três integrantes do MPE (Ministério Público Estadual). A investigação apura crimes de formação de quadrilha, corrupção, extorsão contra o Poder Executivo praticados em prejuízos aos cofres públicos da cidade de Naviraí, distante 359 quilômetros de Campo Grande.

Operação Atenas

As investigações, iniciadas desde o ano passado, apuraram que vereadores da cidade exigiam e recebiam vantagens indevidas para aprovação de leis e para atuações ilegais na expedição de alvarás para estabelecimentos comerciais. Constatou-se ainda durante as investigações um “esquema” ilegal de recebimento de diárias pagas pelos cofres públicos para viagens que não eram realizadas por servidores públicos municipais.