Pular para o conteúdo
Transparência

Defesa recorre ao STJ para tirar tornozeleira de ex-chefe de licitações de Vanda Camilo

Marcus foi preso na 3ª fase da operação Tromper
Fábio Oruê -
tromper vanda camilo licitações
Marcus Vinícius. (David Majella, Arquivo, SAD)

A defesa de Marcus Vinicius Rossentini de Andrade Costa vai recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), em , para tentar a retirada da tornozeleira eletrônica do ex-chefe de licitações da gestão de Vanda Camilo e elo de esquemas de em Mato Grosso do Sul.

Conforme a advogada Jennifer dos Reis, a defesa pediu a revogação do monitoramento cautelar por conta do tempo de uso do aparelho. A Justiça negou o pedido na última terça-feira (11).

Em março, o juiz Bruce Henrique dos Santos Bueno Silva decidiu pela manutenção do monitoramento eletrônico até 16 de novembro desde ano. Entretanto, a advogada alega que a renovação da medida configura constrangimento ilegal “em razão do excesso de prazo”.

Marcus acabou preso durante a 3ª fase da Operação Tromper, em abril de 2024, sendo posto em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica. “[…] a imposição da cautelar revela-se desproporcional e desnecessária, diante do cumprimento integral de todas as condições estabelecidas judicialmente, bem como da ausência de qualquer fato novo que justifique sua continuidade”, diz a defesa ao Jornal Midiamax.

Pouco mais de um ano depois, o ex-chefe de licitações da prefeitura de , na gestão de Vanda Camilo, também foi alvo da 4ª fase. Entretanto, desta vez, para cumprimento de mandado de busca e apreensão.

Esta fase prendeu novamente o ex-vereador Claudinho Serra (), apontado como chefe do esquema de corrupção na administração de Vanda, sua sogra.

Exonerado e com tornozeleira eletrônica

A prisão no bojo da Tromper rendeu a Marcus a exoneração logo após a operação, em meados do ano passado. Com as primeiras fases, a investigação identificou a organização criminosa voltada para fraudes em licitações e contratos administrativos com a Prefeitura de Sidrolândia.

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) aponta na denúncia que o grupo criminoso agia para fraudar e direcionar licitações em Sidrolândia, favorecendo-se. Com isso, desviava valores desses contratos para os investigados. Claudinho, então secretário de Fazenda do município, seria mentor e teria cooptado outros servidores.

Agora, Marcus também foi implicado na 4ª fase, como alvo de busca e apreensão pelos agentes do Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), na última quinta-feira (5).

O MP identificou que a organização continuou atuando mesmo após as operações. Assim, Claudinho e outros dois alvos de mandados de prisão acabaram presos na semana passada. Além dele, seu assessor, Carmo Name Júnior, e o empresário Cleiton Nonato Correia foram presos.

Sobre a 4ª fase da Tromper, a advogada confirmou que Marcus foi alvo de busca e apreensão, mas que não descumpriu as medidas cautelares, por isso não houve a prisão dele. “[A operação] Teve como objetivo novas transações descobertas em relação aos réus, a quem é imputado que tenham mantido operações ilegais mesmo durante o cumprimento de medidas cautelares, como uso de tornozeleira”, afirma.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense surpreende o Inter na Copa do Brasil e vence pela 1ª vez após Mundial de Clubes

Em um primeiro tempo movimentado, Everaldo aproveitou a falha de Vitão e abriu o placar para o Fluminense

Cotidiano

Após incêndio no Noroeste, conselho de segurança marca reunião com Defesa Civil e moradores

O encontro vai abordar o caso registrado nesta quarta-feira e deliberar acordos juntos à comunidade para prevenir novas ocorrências

Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas

Cotidiano

Bebê de 1 ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio no Tiradentes

Moradores afirmam que já fizeram diversas denúncias sobre o abandono do terreno, mas nenhuma providência foi tomada