Pular para o conteúdo
Transparência

CNJ adia julgamento de liminar que afastou juiz de MS envolvido em esquema de venda de sentenças

CNJ voltaria a discutir a determinação e decidir se mantém a liminar que afastou Paulo Afonso de Oliveira do TJMS
Fábio Oruê -
cnj
Prédio do Conselho Nacional de Justiça. (Reprodução, Agência Brasil)

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) adiou o julgamento da liminar que mantém afastado o juiz Paulo Afonso de Oliveira, da 2ª Vara Cível de Campo Grande – envolvido em esquema de venda de sentenças -, que aconteceria em sessão nesta terça-feira (25).

Conselho determinou o afastamento do juiz em dezembro, quando reclamação disciplinar investigou sentenças proferidas nos últimos cinco anos pelo juiz de . Em fevereiro, o plenário do órgão confirmou liminar e manteve o afastamento cautelar.

O esquema foi descoberto na Operação Ultima Ratio, deflagrada pela PF (Polícia Federal). Ao todo, a operação que mirou a  judicial afastou cinco desembargadores de MS, além do juiz e um conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Na sessão desta terça, o CNJ voltaria a discutir a determinação que afastou Oliveira do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Entretanto, o processo consta como retirado de julgamento.

Juiz favoreceu advogados mais próximos

O CNJ sustenta que há ‘indícios de envolvimento em esquema de corrupção e fraude judicial’. O corregedor nacional de Justiça, ministro Campbell Marques, assinou a medida cautelar com base em evidências apresentadas em inquéritos e documentos compartilhados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Avaliação feita pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) evidenciou a postura habitual e permanente do investigado em proferir decisões em favor de advogados com os quais mantém proximidade. 

Conforme o relator do processo, o magistrado tinha estreita relação com o advogado de um processo julgado por ele, que era filho de outro desembargador do TJMS. A suspeita é de que ele tenha recebido vantagens indevidas, com graves danos à moralidade pública e à isonomia que se espera dos julgadores no exercício de sua função. 

Desembargadores afastados

A Operação ‘Ultima Ratio’ foi deflagrada pela PF (Polícia Federal) no dia 24 de outubro – 8 dias após as eleições da nova mesa diretora do TJMS.

A investigação que apura suposto esquema de venda de sentenças culminou no afastamento de cinco desembargadores do , dentre eles, dois eleitos para a próxima gestão do Tribunal: Sideni Soncini Pimentel (presidente eleito para assumir a partir de 2025) e Vladimir Abreu da Silva (eleito vice).

Além deles, foram afastados o atual presidente, Sérgio Fernandes Martins, Alexandre Aguiar Bastos e Marcos José de Brito Rodrigues.

Contudo, Sérgio já retomou as atividades do cargo no TJMS. Decisão do STF autorizou o retorno do desembargador à presidência. Assim, atua novamente desde 10 de dezembro.

Já os anteriormente eleitos, Sideni Soncini Pimentel e Vladimir Abreu da Silva também tiveram decisões favoráveis pelo STF. Em 13 de dezembro, o ministro Cristiano Zanin autorizou a retirada das tornozeleiras eletrônicas dos desembargadores.

Alexandre Aguiar Bastos e Marcos José de Brito Rodrigues acabaram beneficiados com a decisão do Supremo. Contudo, estes quatro desembargadores seguem afastados do TJMS e cargos que ocupavam.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Ator de Duro de Matar, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar; entenda

Global Citizen 2025 será em Nova York com Hugh Jackman como anfitrião

Jovem é presa por ameaçar e jogar gasolina na mãe em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete vai amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Líder de quadrilha que trocava etiquetas de malas no Aeroporto de Guarulhos é preso pela PF

Últimas Notícias

Famosos

Com pai no presídio federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

Oruam é filho de Marcinho VP, um dos chefes históricos do Comando Vermelho

Cotidiano

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

Jovem de 27 anos, morador de Maracaju, está há 48 horas com dificuldade de respiração, enquanto segue na UPA Moreninhas

Polícia

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Moradores não estavam em casa

Política

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Momento é de tensionamento, avalia deputado estadual do MDB