Pular para o conteúdo
Transparência

TRE-MS inicia neste sábado horário especial de atendimento para eleitores

Tribunal fará plantões e estenderá horários a partir do fim do mês para atender eleitores com pendências em títulos. Regularização deve ser feita até 8 de maio
Humberto Marques -
Compartilhar
Justiça Eleitoral inicia sistema de plantões neste 20 de abril (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax, Arquivo)
Justiça Eleitoral inicia sistema de plantões neste 20 de abril (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax, Arquivo)

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul inicia neste sábado (20) o regime de plantão para atender eleitores que tenham pendências em seus títulos, visando a regularização e habilitação para votarem nas Eleições de 2024. Isso porque o prazo para regularização vence em 8 de maio.

A instituição dos plantões e, a partir de 29 de abril, do regime especial de atendimento, constam na Portaria 4/2024 da Corregedoria Eleitoral de Mato Grosso do Sul (CRE-MS). Assim, de 20 de abril a 8 de maio, os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do Estado atenderão os eleitores em regime de plantão.

Neste sábado (20) e no próximo (27), em 1º (quarta-feira), 4 e 5 de maio (sábado e domingo), o plantão será das 8h às 13h. Por fim, entre 29 de abril e 8 de maio, as unidades da Justiça Eleitoral atenderão ao público das 8h às 18h.

Via assessoria, o TRE-MS explicou que a medida é resultado do aumento da demanda de atendimento aos eleitores nos dias que antecedem o fechamento do cadastro eleitoral –em 8 de maio, data limite para alistamento e regularização eleitoral de quem for votar neste ano.

TRE-MS liberou atendimento a eleitores em qualquer cartório

Vale lembrar que, para melhorar o atendimento aos eleitores e dar agilidade aos serviços eleitorais, o TRE-MS já havia publicado a Resolução 820/2024. Ela autoriza o atendimento de pessoas domiciliadas em Mato Grosso do Sul em qualquer cartório, central de atendimento ou posto de atendimento eleitoral do Estado.

A norma considera a necessidade de padronizar as atividades das unidades nas opções de alistamento, revisão e transferência, independentemente da jurisdição do requerente.

As Eleições de 2024 terão seu primeiro turno realizado em 6 de outubro. Assim, seguindo o calendário eleitoral, o prazo para tirar o primeiro título, transferir local de votação, atualizar ou regularizar a situação eleitoral termina em 8 de maio. Após essa data, os serviços ao eleitor ficarão indisponíveis.

O eleitor pode consultar sua situação pela internet (clique aqui). A regularização também pode ser feita de forma on-line por meio do Título Net. Há, ainda, a opção de ir aos Cartórios Eleitorais (confira neste link os endereços dos cartórios e postos de atendimentos eleitorais do Estado). Quem não possui biometria deverá comparecer ao seu cartório eleitoral. Neste caso, deve levar documento oficial de identidade (exceto CNH) com foto e comprovante de endereço. Isso no prazo de até 30 dias do requerimento, para a coleta.

A Justiça Eleitoral orienta o eleitor a procurar o seu cartório eleitoral o mais rapidamente possível. Dessa forma, pode evitar filas e aglomerações que geralmente acontecem no período próximo ao final do prazo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados