Pular para o conteúdo
Transparência

TRE-MS anuncia horário estendido antes de fechar cadastro eleitoral neste ano

Justiça Eleitoral alerta sobre a necessidade de providenciar inscrição no cadastro eleitoral, mudanças ou quitação de obrigações para participar das Eleições de 2024
Humberto Marques -
Fórum Eleitoral de Campo Grande; Justiça fechará o cadastro eleitoral em 8 de maio (Jornal Midiamax, Arquivo)
Fórum Eleitoral de Campo Grande; Justiça fechará o cadastro eleitoral em 8 de maio (Jornal Midiamax, Arquivo)

Portaria assinada pelo desembargador Carlos Eduardo Contar, vice-presidente e corregedor Regional do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) antecipa datas em que a vai atuar em horário estendido neste semestre. A medida visa a dar vazão ao esperado aumento na demanda de serviços na véspera do fechamento do cadastro eleitoral.

O cadastro eleitoral será fechado em 8 de maio, exatos 151 dias antes do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024. Este será o prazo limite para inscrição de novos eleitores, mudanças de endereço de votantes e quitação de obrigações eleitorais –como multas.

Assim, antevendo a maior procura pela Justiça Eleitoral por parte das pessoas com pendências com a Justiça eleitoral e daquelas que precisam tirar a primeira via do Título de Eleitor, o funcionará em regime especial. Conforme a portaria CRE 2/2024, de 29 de abril a 8 de maio, cartórios eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor atenderão das 8h às 18h.

No último final de semana antes do fechamento do cadastro eleitoral –4 e 5 de maio–, unidades do TRE atenderão das 8h às 13h.

Fechamento do cadastro eleitoral está previsto em lei

Conforme divulgou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o fechamento do cadastro eleitoral está previsto em lei nos anos em que ocorrem eleições. Graças a ele é possível organizar a votação com base no número de eleitores aptos a votar. O artigo 91 da Lei das Eleições (9.504/1997) prevê que “nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição”.

O prazo é o mesmo para quem está em situação irregular por ter deixado de votar ou justificar a ausência nas três últimas eleições. E, ainda, para quem mudou de cidade e precisa transferir o domicílio eleitoral.

Serviços online

Muitos dos serviços estão disponíveis online. Para conferir se a situação do seu Título de Eleitor está regular, basta preencher o formulário no Portal do TSE (clique aqui). Para solicitar o primeiro Título de Eleitor, acesse o site do TSE e, à direita, no menu de Serviços, acesse o link Autoatendimento Eleitoral. Depois, clique em “Título eleitoral” e em “Tire seu título eleitoral”; e, finalmente, siga os procedimentos.

Então, se houver débitos de eleições anteriores, o eleitor deverá quitá-los antes de fazer o requerimento. Clique aqui e acesse a guia para a quitação de multas.

Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos maiores de 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e aos maiores de 70 anos.

No entanto, desde 2023, norma do TSE permite que jovens de 15 anos obtenham o título de eleitor, embora só possam efetivamente votar quando completarem 16.

Em 2024, a votação será para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno acontecerá no dia 6 de outubro. Já o ocorrerá no dia 27 de outubro –com votação apenas para prefeito nos municípios com mais de 200 mil eleitores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia cumpre mandado contra condenado a 31 anos por estupro de vulnerável

Botafogo, Cruzeiro, Inter e Red Bull Bragantino avançam e fecham as vagas na Copa do Brasil

Homem é preso em flagrante por importunação sexual contra adolescente

Com Neymar, Santos perde do CRB nos pênaltis e está fora da Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

Últimas Notícias

Brasil

Mais Médicos bate recorde de inscritos com mais de 45,7 mil candidatos

Do total de inscritos, 93% são brasileiros (42.383 profissionais)

Polícia

Motorista preso na BR-262 com ‘placa’ de cocaína

O homem disse que iria de Corumbá até Bonito

Brasil

Escritor e poeta Paulo Henriques Britto é eleito para a ABL

O poeta e jornalista Salgado Maranhão recebeu 10 votos

Cotidiano

Professores participam de formação sobre mudanças climáticas e educação ambiental

Voltado a docentes do 4º e 5º anos do ensino fundamental