Pular para o conteúdo
Transparência

TJMS aposenta desembargadora Tânia Borges, que usou cargo em favor do filho preso por tráfico

Medida atende a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Fábio Oruê -
tânia garcia
Tânia Garcia (Arquivo, Divulgação)

O Desembargador Sérgio Fernandes Martins aposentou compulsoriamente a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, que usou o cargo para beneficiar o filho, preso por tráfico de drogas e armas. A decisão consta no Diário da Justiça de quinta-feira (19).

A magistrada está afastada do cargo desde 2018 e foi aposentada compulsoriamente em 2021, mas recorreu às esferas superiores contra a decisão. Em maio deste ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) manteve a aposentadoria após avaliar que as penas aplicadas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) só podem ser anuladas se não for observado o devido processo legal.

A portaria assinada pelo presidente do (Tribunal de Justiça de ), Sérgio Fernandes Martins, oficializa a aposentadoria com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço, atendendo a decisão do CNJ.

Prisão do filho

Em fevereiro de 2021, ao aplicar a pena máxima prevista para a magistratura em processo administrativo disciplinar, o CNJ entendeu que ela teria usado sua condição de desembargadora para agilizar o cumprimento de habeas corpus que garantia a remoção do filho, preso preventivamente, para uma clínica psiquiátrica.

A conduta foi considerada violação à Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e ao Código de Ética da Magistratura. A defesa ainda argumentou que o CNJ teria violado o devido processo legal e que a magistrada fora absolvida pela Justiça em Ação Civil Pública de administrativa.

Supremo

Quando apreciada pelo STF, o ministro Flávio Dino reiterou que, conforme a jurisprudência do Supremo, as decisões do CNJ só poderão ser anuladas quando houver inobservância do devido processo legal, exorbitância de suas atribuições e manifesta falta de razoabilidade de seus atos. A seu ver, nada disso ocorreu no caso.

Quanto à absolvição em ação por improbidade administrativa, Dino destacou que o CNJ faz juízo de valor diferente do judicial, ao analisar a conduta de integrantes da magistratura sob o prisma dos deveres e das responsabilidades funcionais. O ministro entendeu, ainda, que o mandado de segurança não é o recurso apropriado para rediscutir argumentos debatidos e analisados no processo administrativo.

Tânia ajudou o filho

Tânia foi acusada de fazer pressão desde a audiência de custódia até a transferência do filho do presídio de para uma clínica psiquiátrica.

Quando conseguiu autorização judicial para a transferência, sob argumento de que o filho precisava de tratamento psicológico com urgência, a desembargadora foi até a penitenciária escoltada por policiais civis para tirá-lo da cadeia. Ele ainda foi levado até a casa da família, onde passou horas antes de ser internado.

Em depoimento, o diretor da unidade prisional contou que se sentiu ‘pressionado’ pela magistrada. Em mensagens trocadas com o juiz do caso, na tentativa de confirmar a ordem de transferência, o servidor afirmou que ‘ela veio inclusive com policiais já ameaçando prisão por desobediência’ antes mesmo do recebimento do mandado judicial e do cumprimento dos trâmites seguidos habitualmente pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário para as solturas.

O Jornal Midiamax tentou contato com a defesa de Tânia para comentar a decisão, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para posicionamento.


Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

Ônibus que levava trabalhadores de usina tomba após acidente com caminhonete em Jateí

terreno

Casa abandonada é ‘depenada’ e vira abrigo de usuários de droga no Jardim Monumento

Inscrições para o Primt encerram nesta sexta-feira; confira

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

VÍDEO: Motorista tenta ultrapassagem no corredor de ônibus e capota na Rui Barbosa

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Está na lista? Semed convoca 55 assistentes de educação infantil

Os assistentes de educação infantil irão atuar em escolas municipais de Campo Grande

Cotidiano

Bruce ganhou 2° chance, mas 30 milhões de animais seguem à sombra do abandono no Brasil

Deixados à própria sorte, animais em situação de rua se tornaram uma realidade crescente em Campo Grande

Cotidiano

Para coibir racismo e intolerância religiosa, MS passa a ter Estatuto da Igualdade

O Programa MS Sem Racismo vai incentivar a adesão dos municípios

Cotidiano

Campão Geek terá concurso de Cosplay, competições e show ao vivo neste sábado (5)

Evento faz parte do Campão Cultural e reservará programação exclusiva à comunidade nerd; premiação total de torneios será de R$ 3 mil