Pular para o conteúdo
Transparência

Suspeita de ‘sabotar’ Eldorado, Paper Excellence perde direitos políticos na empresa

Eldorado pediu investigação contra a Paper Excellence, representada pela CA Investiment
Dândara Genelhú -
Eldorado Paper três lagoas
Eldorado Brasil (Divulgação, Eldorado)

A Paper Excellence perdeu os direitos políticos sobre a Eldorado e não terá mais poder de decisão na empresa de celulose. Isso porque a Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deferiu o pedido da Eldorado Brasil Celulose S.A. contra e acionista minoritária, CA Investiment.

Decisão desta segunda-feira (18), suspendeu os direitos políticos da Paper Excellence, representada pela CA Investiment. No pedido, a Eldorado Brasil Celulose alegou que a CA Investment passou a tomar medidas que prejudicaram a empresa brasileira.

Destacou ainda que “a CA Investment é controlada pela empresa Paper Excellence, uma empresa estrangeira que, dentre outras atuações, atua majoritariamente no mercado de celulose a nível mundial”. Além disso, apontou que a CA Investiment começou a fazer planos para entrar definitivamente no mercado brasileiro com a própria fábrica.

Mesmo tendo ação minoritária, a CA teria prejudicado o desenvolvimento da Eldorado, rejeitando propostas e não aprovando demonstrações financeiras. Assim, a empresa de celulose brasileira pediu investigação sobre a conduta da acionista estrangeira, que possui 49,41% das ações.

O pedido foi deferido pelo Cade, que suspendeu os direitos políticos e instaurou inquérito administrativo contra a CA Investiment. Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 250 mil.

Compra foi impedida

Resolução publicada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e ), definida pelo conselho diretor do instituto, negou o pedido da empresa estrangeira Paper Excellence de controle da Eldorado Brasil, empresa do grupo J&F.

No entendimento do Incra, a Paper deve ser impedida de adquirir a Eldorado, empresa de celulose localizada em , a 330 km de , por se tratar de companhia estrangeira que estaria adquirindo terras brasileiras, algo que deve ser autorizado pelo instituto e pelo .

As terras, que totalizam 14.486,8319 hectares, segundo o Incra, são usadas no plantio de árvores para a obtenção da celulose.

Essa decisão é a segunda tomada pelo Incra e resultado de recurso interposto pela Paper, que busca barrar um parecer da Superintendência de recomendando que a compra do controle da Eldorado Celulose seja desfeita.

Um parecer do MPF (Ministério Público Federal) defendeu a nulidade do contrato de venda da Eldorado para a Paper Excellence. A empresa foi notificada no início do ano pela J&F Investimentos S.A. para cumprir a recomendação do Incra-MS para anular a compra.

Venda da Eldorado

Em outubro de 2023, a novela que virou a compra da Eldorado Celulose, em Três Lagoas, ganhou um novo capítulo. Em audiência da 1ª Vara Federal de Três Lagoas, procuradores disseram que o acordo de compra por parte da Paper Excellence deve ser anulado, já que a empresa não obteve autorização do Congresso Nacional para realizar a compra.

Acontece que a Paper Excellence é uma empresa de capital estrangeiro e, para adquirir terras no Brasil, precisa de autorização do Congresso Nacional. O que não ocorreu na época da compra da Eldorado Brasil, em 2017.

Desde então, a compra se arrasta em ações judiciais. Em audiência, o MPF (Ministério Público Federal) propôs acordo entre as partes onde a Paper Excellence tenha apenas parte das ações ou o desfazimento do negócio, conforme informações do Conjur.

Acontece que a J&F, proprietária da Eldorado e a compradora travam batalha judicial desde 2017, o que inviabilizaria totalmente um acordo entre as partes. Dessa forma, a J&F propôs devolver recursos já pagos em até 30 dias e assim se livrar de possíveis multas por fazer um negócio irregular.

Disputa impede duplicação de fábrica

Há anos a Paper Excellence enfrenta uma guerra judicial com a J&F pelo controle da Eldorado Brasil. O impasse tem travado a duplicação da planta industrial localizada em Três Lagoas, que já tem projeto pronto para ser executado.

A Paper Excellence se comprometeu com o Governo de Mato Grosso do Sul a duplicar a planta da Eldorado, em Três Lagoas, quando a disputa judicial acabar. O projeto da segunda linha de produção da Eldorado está pronto, licenciado em termos ambientais e pago.

Na estimativa do Governo do Estado, em valores atuais, o investimento da Eldorado na duplicação da unidade passaria dos R$ 10 bilhões. A unidade tem capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

Últimas Notícias

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano

Polícia

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Leonardo viajou para Ribas do Rio Pardo a trabalho e familiares já realizavam buscas

Política

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

O anúncio de revogação feito pelo secretário de Estado diz que Moraes criou um “complexo de perseguição e censura”