STF libera visita de esposa para lobista suspeito de intermediar venda de sentenças em MS

Lobista foi preso em operação após investigação sobre venda de decisões judiciais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
lobista
Andreson de Oliveira Gonçalves (Reprodução, Redes sociais)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Cristiano Zanin, autorizou que o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves receba visita da esposa. O lobista preso é suspeito intermediar venda de sentenças em Mato Grosso do Sul.

Contudo, rejeitou o pedido de revogação da prisão preventiva do empresário investigado. A defesa de Andreson também tentou a transferência do Presídio Central do Estado do Mato Grosso para outra prisão, que foi negado por Zanin.

Ao Supremo, a defesa alegou que o lobista estaria em condições prejudiciais à sua integridade física e psicológica.

Presidente do TJMS teve decisão favorável

O desembargador Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) afastado desde a operação Ultima Ratio, em 24 de outubro, voltou a cumprir expediente normal nesta terça-feira (10).

O retorno do desembargador acontece após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), assinada pelo ministro Cristiano Zanin, que deferiu o pedido da defesa e retirou as medidas cautelares impostas após a operação contra venda de sentenças no Estado.

Assim, o desembargador investigado não precisa seguir com o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de contato com funcionários da corte. A decisão sigilosa foi publicada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (9).

Além disso, nota divulgada pelo TJMS na manhã desta terça também informa que o desembargador retornou sem a tornozeleira eletrônica.

Afastamento

O desembargador foi afastado do cargo em 24 de outubro, por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Decisão do ministro Francisco Falcão determinou o prazo de 180 dias de afastamento para Sergio e outros quatro desembargadores.

Atual presidente do TJMS, Sérgio Fernandes Martins, ingressou na magistratura como desembargador em 2007, na vaga do Quinto Constitucional para advogados, indicado pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

Operação

A PF deflagrou a Operação ‘Ultima Ratio’, no dia 24 de outubro, para cumprir 44 mandados de busca e apreensão. O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Francisco Falcão, expediu as ordens.

No total, o STJ afastou cinco desembargadores e um conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e determinou o uso de tornozeleira eletrônica.

Foram afastados dos cargos: o presidente do TJ, Sérgio Fernandes Martins, os desembargadores Vladmir Abreu, Sideni Pimentel (eleito para comandar o TJ a partir de 2025), Alexandre Aguiar Bastos e Marcos José de Brito Rodrigues. Além deles, o ministro também determinou afastamento do conselheiro Osmar Jeronymo.

A ação teve o apoio da Receita Federal e é um desdobramento da operação ‘Mineração de Ouro’, deflagrada em 2021, na qual foram apreendidos materiais com indícios da prática dos referidos crimes.

Conteúdos relacionados

tjms
mpms
crianças