A Prefeitura de publicou o termo de adjudicação e homologação que visa à contratação de uma empresa para análises semestrais de qualidade da água subterrânea dos cemitérios públicos. A informação consta no desta segunda-feira (29).

Conforme o documento, a empresa Sanagua Tecnologia em Análise e Derivados de LTDA, vai analisar a qualidade da água subterrânea dos cemitérios Santo Antônio, Santo Amaro e São Sebastião.

O valor total que o município vai pagar é de R$ 73.500. Conforme o publicado no Portal da Transparência, prefeitura contratou empresa terceirizada para implantar poços de monitoramento nos cemitérios públicos municipais.

De acordo com o Portal da Transparência, o que se busca é um acompanhamento periódico e contínuo da qualidade da água nesses poços de monitoramento já implantados, através da realização de ensaios laboratoriais com emissão de laudo.

A falta do serviço pode implicar em alguns riscos ao meio ambiente e à população, já que o monitoramento das águas subterrâneas dos poços instalados nos cemitérios públicos possibilitará avaliar se há ou não contaminação das águas subterrâneas na região dos cemitérios públicos de Campo Grande em decorrência, por exemplo, de necrochorume.

Os dados provenientes dos laudos de monitoramento pretendidos podem servir de base para indicar a necessidade de adoção de medidas mitigadoras de contaminação e também guiar o tipo de ação a ser promovida.