Nesta quinta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial da União extrato de termo aditivo ao acordo de cooperação entre forças policiais que cria a Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) em Mato Grosso do Sul.

Esse acordo de cooperação técnica foi estabelecido entre a Polícia Federal em MS, Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Agepen (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.

Agora, também foi incluída a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O prazo de vigência do programa é de 24 meses, sendo o termo aditivo assinado na quarta-feira (13).

Ficco

Em 18 de dezembro de 2023, foi oficializada a criação de uma sala dentro da Superintendência da Polícia Federal para a Ficco, que deve trabalhar no local unindo forças policiais contra facções criminosas.

Policiais federais, civis, rodoviários federais, penais e militares devem trabalhar juntos para combater o crime organizado. O trabalho será estendido na fronteira do Estado, já que Mato Grosso do Sul é considerado “rota” do tráfico de drogas e de armas.