Pular para o conteúdo
Transparência

‘Inaceitável’: Dirigentes de partidos acreditam que Justiça Eleitoral deve considerar Beto Pereira inelegível

Psol e DC entraram com pedido de impugnação à candidatura do PSDB em Campo Grande
Gabriel Maymone -
Reinaldo Azambuja (presidente do PSDB-MS) com Beto Pereira (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Dirigentes do Psol e do DC (Democracia Cristã) acreditam que Beto Pereira (PSDB) deve ser considerado inelegível para a disputa à prefeitura de nas eleições de 2024. Os partidos entraram nesta terça-feira (13) com pedido de impugnação à candidatura do tucano junto ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

“Inaceitável uma candidatura dessa”, declarou o presidente do diretório municipal do DC em Campo Grande, Fernando Moraes. Para ele, a lista do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de MS) é prova clara de que Beto Pereira possui os requisitos para ser considerado inelegível. “Está muito bem claro que o candidato é ficha suja. Se deixar ele ser candidato, não tem mais sentido ser honesto”.

Ao Jornal Midiamax, o dirigente municipal do Psol, Ubiracy dos Santos, disse que a decisão de entrar com o pedido de impugnação partiu após reuniões internas.

O presidente do Psol disse que a diretoria analisou a lista do TCE-MS e entendeu que Beto Pereira não pode prosseguir com a candidatura. “Vamos seguir com essa discussão, desse documento que foi pedida a impugnação”, reforçou.

TRE-MS recebe ação para impugnar candidatura de Beto Pereira por ‘contas sujas’

Os pedidos protocolados na noite de terça-feira (13) aponta que o tucano consta na lista de políticos com contas reprovadas durante gestão enquanto prefeito de – distante 31 km de Campo Grande.

O PSOL e o DC reforçam que a Justiça Eleitoral tem independência para verificar as condições de elegibilidade do candidato e que Beto Pereira possui irregularidades insanáveis em três processos durante sua administração ao município de cerca de 18 mil habitantes do interior de Mato Grosso do Sul.

“O impugnado [Beto Pereira] foi condenado por irregularidade em processo licitatório no qual houve grave indício de fraude ao princípio da competitividade, além de dano ao erário na execução contratual em processo distinto, no qual foi paga parcela não executada da obra pública contratada, em favor da empreiteira, vícios insanáveis que comprometem a lisura do pleito eleitoral, suficientes para reconhecer sua inelegibilidade”.

Sobre a liminares concedidas por conselheiros do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) indicados por Reinaldo Azambuja, líder do PSDB – duas delas concedidas pelo ex-secretário do PSDB, Márcio Monteiro, e ex-deputado, Flávio Kayatt –, os partidos as consideraram ‘absolutamente irrelevantes’.

A reportagem acionou o jurídico e a assessoria de comunicação da campanha de Beto Pereira para emitir posicionamento sobre os pedidos de impugnação, mas não obteve retorno até esta publicação. O espaço segue aberto para manifestação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Últimas Notícias

Cotidiano

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Inscrições para seleção de expositores no Mercado-Escola vão até 29 de julho

Mundo

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Onze pessoas permanecem desaparecidas

Polícia

Dezesseis anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homicídio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio, realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano