Pular para o conteúdo
Transparência

Fábrica de celulose será instalada em MS sob investimentos de R$ 16 bilhões  

Mato Grosso do Sul já é reconhecido nacionalmente como o "Vale da Celulose", tendo 24% da produção nacional
Fábio Oruê -
celulose fábrica
Máquina de colheita florestal. (Divulgação, Bracell)

O Governo de e a empresa Bracell assinaram na manhã desta terça-feira (6) um termo de concessão de incentivos fiscais para a instalação de um nova fábrica de celulose no Estado. O investimento deve somar R$ 16 bilhões.

O incentivo garante a segurança jurídica para viabilizar a instalação do empreendimento em , sendo a sexta planta destinada à matéria-prima em MS e a primeira de celulose solúvel. Eduardo Riedel (), governador de MS, e o presidente da Abracell, Praveen Singhavi, assinaram o termo.

A reunião também tratou do processo de licenciamento ambiental para a construção da fábrica. Vale lembrar que a empresa já entregou o EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) e a licença prévia deve sair até dezembro.

riedel bracell celulose
Governador Eduardo Riedel e presidente da Bracell (Bruno Rezende, Secom)

Vale da celulose

Mato Grosso do Sul tem o reconhecimento nacional como o “Vale da Celulose”, tendo 24% da produção nacional. O Estado já dispõe da segunda maior área cultivada de eucalipto e o primeiro na produção de madeira em tora para papel e celulose. Também ocupa a vice-liderança em área plantada com árvores, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

A cadeia produtiva florestal em MS gera mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. Conta com quatro fábricas de celulose em operação, já tendo iniciado a construção da quinta — da Arauco, em Inocência — e confirmada a sexta (Bracell).

Nova fábrica de celulose em MS

O projeto da Bracell contempla duas possibilidades operacionais. Uma na produção de celulose kraft, voltada ao mercado de papel e embalagens, com capacidade de até 2,8 milhões de toneladas por ano. Ou, ainda, uma configuração mista, que combinará a produção de celulose kraft e celulose solúvel.

A celulose solúvel é utilizada principalmente na fabricação de fibras como viscose, modal e lyocell. Diferente da celulose tradicional, seu processo de produção exige maior pureza e controle técnico. Isto resulta em um insumo de elevado valor comercial que tem conquistado cada vez mais espaço na indústria têxtil como um tecido sustentável.

Impacto ambiental

Conforme o estudo de impacto ambiental, a planta da Bracell deve ficar distante cerca de 9 km do centro de Bataguassu. Além disso, a expectativa é que gere 12 mil empregos na fase de construção e aproximadamente 2 mil funcionários durante o funcionamento, entre próprios e terceirizados.

Segundo o estudo, os profissionais que vierem de fora da região terão alojamentos para se acomodar durante a implantação do empreendimento, assim como na rede hoteleira e imóveis em Bataguassu.

A princípio serão dois alojamentos com capacidade de 5 mil trabalhadores. O prazo previsto para implantação do empreendimento será de até 38 meses.

Por conta das “interferências” na infraestrutura e na dinâmica do município, a empresa deverá incentivar o retorno da mão de obra utilizada para os seus municípios de origem.

“[…] deverá realizar o trabalho de conscientização com os funcionários e as empresas terceirizadas, de modo a orientar os funcionários sobre: prostituição infantil, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, etc. Além de abordar assuntos como saúde, higiene e segurança no Programa de Educação Ambiental junto à comunidade”, diz o relatório.

Além disso, o relatório conclui que a maioria dos impactos negativos identificados concentra-se no meio físico para os quais foram propostas medidas mitigadoras, que são ações que visam a redução ou minimização destes impactos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

*Matéria editada às 16h04 para correção de informação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem no inquérito da ‘Abin paralela’

Justiça concede liberdade para acusado de disparar pistola de amigo da PM em bar de Dourados

nome rafa kalimann filho

O motivo do nome estranho que Rafa Kalimann escolheu para a filha

alems

Deputados de MS votam projeto para reduzir valor de multa punitiva do ICMS

Notícias mais lidas agora

Entenda: delação que derrubou esquema de corrupção em Sidrolândia está ‘congelada’

cpi joão resende frota velha

João Resende segue na diretoria e confirma: frota velha do Consórcio não será trocada

Menina de 6 anos ferida em acidente na BR-262 teve perna amputada: ‘lutando pela vida’

semed

Semed convoca novos assistentes de educação infantil de Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Deixados para ‘segunda leva’, retirada de secretários da guerra depende de aval israelense

Sul-mato-grossenses estão retidos na guerra desde o dia 13

Política

Presidência da Agereg pode ter que passar pelo crivo dos vereadores

Processo semelhante aconteceu na Alems, onde a presidência da Agems dependeu da aprovação de deputados estaduais

Polícia

Discussão entre casal acaba com rapaz esfaqueado no rosto pela esposa em MS

Rapaz está internado na ala vermelha da Santa Casa

Cotidiano

Em MS, 29% dos atos cartoriais são feitos on-line

O estado totaliza 64.567 atos eletrônicos desde maio de 2020, quando o Brasil instalou este serviço