Governo Federal firma convênio de R$ 7 milhões com MS para abastecimento de água em comunidades

Ministério do Desenvolvimento pontua escassez e seca no Pantanal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Ilustrativa)

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou edital para firmar convênio com o Governo de Mato Grosso do Sul no valor de R$ 7 milhões para abastecimento de água em comunidades. Os recursos da Implementação de Tecnologias Sociais de Acesso à Água para Consumo Humano e Produção de Alimentos na Zona Rural.

Em publicação no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (4), a pasta do governo pontua que a escassez de água tem se tornado uma preocupação crescente não apenas na região nordeste do Brasil, mas diante das mudanças climáticas, o regime de chuvas acaba afetando outros estados.

Ainda na publicação, o Ministério diz que MS abriga o Pantanal, maior bacia inundável do mundo, e que de acordo com o Map Biomas Água de 2024, foi o bioma que mais secou ao longo da história (entre os anos de 1985 e 2023).

“Nos últimos cinco anos, o cenário de estiagem prolongada atingiu 33 municípios, que tiveram situação de emergência em decorrência de estiagem ou seca reconhecida pela Defesa Civil da União, o que corresponde a quase 42% dos municípios do Estado. Considerando a situação de emergência em decorrência também de incêndios florestais, muitas vezes associados ao período mais intenso de estiagem, nesse mesmo período todos os municípios do Estado tiveram situação de emergência reconhecida oficialmente”, pontua.

Conteúdos relacionados

prefeitura
consórcio contrato julgamento
mpms