A prefeitura de , a 237 km da Capital, publicou nesta terça-feira (2) uma chamada pública aos candidatos a fornecedores de gêneros alimentícios que estão aptos em concorrência de licitação.

O texto foi divulgado via DOU (Diário Oficial da União) e trata especificamente do objetivo de aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, destinada ao atendimento do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) da Rede Municipal de Ensino de Itaporã.

Ainda conforme a publicação, a previsão é que o fornecimento desses alimentos custe R$ 483,5 mil aos cofres públicos.

Os fornecedores que tiveram seus nomes divulgados na lista devem responder ao chamamento conforme previsto em edital.

A chamada pública, no âmbito do PNAE, é definida como um procedimento administrativo formal e simplificado, especificamente destinado à compra dos gêneros alimentícios.

Esse procedimento é permitido nos termos do artigo 14 da Lei nº 11.947/2009 (§ 1º), que torna obrigatória às Entidades Executoras do PNAE a aplicação mínima de 30% dos recursos transferidos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o Programa), na compra de produtos alimentícios diretamente da agricultura familiar.

PNAE

O PNAE é um projeto administrado pelo FNDE com o objetivo de efetivar a transferência, em caráter suplementar, de recursos financeiros aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. Tais valores devem suprir as necessidades nutricionais dos alunos da rede escolar de educação básica.

Segundo o Governo Federa, o PNAE é considerado um dos maiores e mais abrangentes programas de alimentação escolar do mundo e contribui efetivamente como uma estratégia para a realização do DHAA (Direito Humano à Alimentação Adequada).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.