Nesta segunda-feira (5), o MPF (Ministério Público Federal) divulgou a instauração de inquérito para apurar a regularidade de 20 atestados médicos apresentados pelo ex-gerente municipal de Saúde de , cidade a 359 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a publicação, Edvan Thiago Barros Barbosa foi denunciado por meio de uma manifestação, à ouvidoria da administração do da ( Federal da Grande Dourados).

A denúncia dizia “Edvan Thiago Barros Barbosa (…) é fisioterapeuta e em junho de 2017, ele foi nomeado para assumir um cargo de confiança de secretário de saúde no hospital municipal de Naviraí, no qual ele também é funcionário efetivo. Em um bom período ele estava nomeado como secretário (ver diário oficial), e estava por não conseguir a liberação da EBSERH, começou a apresentar atestados médicos e isso durou por um bom tempo, horas, se ele estava de atestado médico para esta empresa, como conseguiu assumir a secretaria?

Com isso, o MPF iniciou as investigações, comprovando que Edvan exerceu o cargo de gerente municipal de Saúde de Naviraí sem a devida autorização de sua cessão pelo Ministro de Estado da Educação, durante o período de 6 de junho de 2017 a 29 de setembro daquele mesmo ano.

Apresentou atestados

Também conforme a publicação, neste período Edvan apresentou ao Hospital Universitário um total de 20 atestados médicos, para justificar 41 dias de ausência, “evidenciando um período de absenteísmo incompatível com o seu histórico funcional”.

Ainda mais, os atestados foram assinados por médicos subordinados à Gerência Municipal de Saúde de Naviraí, que era titularizada pelo investigado. Edvan foi nomeado em 6 de junho de 2017.

Por fim, o MPF instaurou inquérito para “investigar se há ilegalidade na sucessiva apresentação de atestados médicos, pelo fisioterapeuta EDVAN THIAGO BARROS BARBOSA, no ano de 2017, a fim de possibilitar a desoneração de sua carga horária junto ao Hospital Universitário da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, mas sem prejuízo de seus vencimentos, para o exercício do cargo de Gerente Municipal de Saúde de Naviraí pelo investigado”.

A publicação é assinada pelo procurador da República, Luiz Gustavo Mantovani.