Os municípios de , e devem se tornar campo de uma pesquisa relativa à exploração de minérios, é o que indica publicação desta terça-feira (19) no DOU (Diário Oficial da União). 

Por meio do documento, o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antônio Amaro dos Santos, autorizou a realização dos estudos. 

Não é a primeira vez que cidades de Mato Grosso do Sul recebem pesquisas de minérios. 

Essa modalidade de estudo consiste em investigar as áreas em busca de jazidas de minério e avaliar a viabilidade econômica delas.

Mato Grosso do Sul está em expansão no setor e, desde 2022, tem uma das maiores reservas de minério de ferro e manganês do Brasil, afirma a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). 

Além disso, o Estado é reconhecido por também produzir calcário dolomítico e basalto.

Exportação em MS

Conforme divulgação realizada pelo Governo do Estado em janeiro deste ano, as exportações do Estado, em contexto amplo, no acumulado de janeiro a dezembro de 2023, atingiram o valor recorde de US$ 10,517 bilhões, com crescimento 28,1% superior ao registrado no mesmo período de 2022. 

Tal crescimento é justificado com base nas vendas externas sul-mato-grossenses, que tiveram como principais destaques não somente a produção da agricultura, mas também a de minério de ferro.

Na comparação entre junho de 2022 e junho 2023, a Semadesc concluiu que o minério de ferro apresentou um crescimento de 67,76%. Apenas o Ferro-gusa elevou as vendas externas em 70,61%.

🟡 Receba notícias de cotidiano direto no seu WhatsApp

Participe do grupo de cotidiano do Jornal Midiamax no Whatsapp e receba informações diárias de tudo o que acontece nos bairros da sua região.

Clique aqui para participar