Defesa de ex-pregoeiro de Sidrolândia deve entrar com novo pedido de liberdade após depoimento no Gaeco
Marcus Vinicius Rossentini de Andrade Costa foi preso uma semana atrás, durante a Operação Tromper
Thalya Godoy, Karine Alencar –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A defesa de Marcus Vinicius Rossentini de Andrade Costa deve entrar com novo pedido de liberdade para o ex-chefe da Divisão de Compras e Licitação da Prefeitura de Sidrolândia, após a Justiça ter negado o habeas corpus. Ele prestou depoimento, nesta quarta-feira (10), na sede do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), em Campo Grande.
O ex-servidor está preso preventivamente há uma semana, desde 3 de abril, acusado de participar de esquema de fraudes no município a 70 km de Campo Grande. A terceira fase da Operação Tromper prendeu oito pessoas, incluindo o vereador da Capital Claudinho Serra (PSDB). A sogra do parlamentar é a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP).
Segundo o advogado Marcos Ivan, o novo pedido de soltura de Marcus Vinicius deve seguir na mesma linha da liberdade provisória e defende que a prisão do cliente é “inconstitucional”. A defesa também argumenta que não há provas que relacionem o cliente com o esquema de fraudes na Prefeitura de Sidrolândia.
“Isso é um cárcere inconstitucional porque, na realidade, não existe prova. Existem indícios dele ter conhecimento, dele saber quem era. Agora, não existe uma prova. E se não existe prova, é uma prisão que deve ser relaxada”, afirma.
O depoimento feito ao Gaeco, nesta quarta-feira, também deve ser utilizado no novo pedido de soltura do acusado.
“Na realidade, o próprio Gaeco tem o poder de pedir a prisão, mas não tem o poder de soltar. Então, obviamente que eles estão encaminhando esse depoimento dele para o juízo e nós vamos utilizar já desse depoimento para trazer junto a esses pedidos que nós estamos renovando, esse Habeas Corpus, haja vista que ontem houve indeferimento do pedido de liberdade junto à comarca de Sidrolândia”, explica o advogado.
Justiça nega revogação de prisão preventiva
A Justiça negou o pedido de revogação da prisão preventiva de Marcus Vinicius Rossentini de Andrade Costa, ex-chefe da Divisão de Compras e Licitação da Prefeitura de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Ele foi preso na última quarta-feira (3), na terceira fase da Operação Tromper.
A decisão de manter a prisão preventiva é do juiz da Vara Criminal de Sidrolândia, Fernando Moreira Freitas da Silva, e foi proferida na terça-feira (9). O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) já tinha se manifestado a favor da manutenção da prisão.
Entre os motivos para manter Marcus Vinicius preso, o magistrado argumenta que a exoneração do cargo e que ser réu primário não seriam razões suficientes para revogar a medida.
“Ainda, é pacífico que as circunstâncias pessoais do agente, tais como a primariedade, a residência fixa e o trabalho lícito, não são suficientes para impedir a decretação ou a manutenção da prisão preventiva, quando presentes os referidos requisitos justificadores da segregação cautelar”, afirmou o magistrado.
Ex-pregoeiro já é investigado em outros casos
Marcus Vinicius Costa já responde a processos por suspeita de corrupção enquanto atuava na SAD (Secretaria de Estado de Administração).
Em 2019, Marcus Vinicius foi denunciado pela suspeita na contratação de empresas de limpeza para o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). Ele ainda responde às ações após as denúncias do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).
Saiba mais: Chefe de licitação de Sidrolândia preso na Operação Tromper é investigado por corrupção no HRMS
Marcus também já teria respondido por suspeitas de fraudes em licitações enquanto servidor público em Jardim, entre 2009 e 2010. Mesmo diante das investigações, a prefeita Vanda Camilo (PP) nomeou Marcus Vinicius no cargo de chefia, em julho de 2021.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Executivo aponta despesas de R$ 287 milhões em prestação de contas do Fundersul
A prestação de contas encaminhada a Alems contém o demonstrativo da arrecadação e dos pagamentos
Após estiagem histórica, aumento das chuvas eleva níveis dos rios no Pantanal e na Serra da Bodoquena
Em Ladário (MS), o nível do Rio Paraguai subiu 53 centímetros, ultrapassando o registrado no mesmo período de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.